Curso em JP usa réplicas de filmes para ensinar técnica de animação

Stop Motion, técnica utilizada nos filmes Wallace & Gromit, A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, é tema de curso que abre inscrições em João Pessoa.

Karoline Zilah

Você sabe como são gravados aqueles filmes em que os personagens são feitos de massinha? Sim, uma espécie de massa colorida, daquelas que a criançada usa para brincar.

Esta técnica é chamada de stop motion e foi a partir dela que o cineasta Tim Burton deu vida às suas histórias nas animações A Noiva Cadáver e o Estranho Mundo de Jack. Outra produção bem conhecida é a série de filmes Wallace & Gromit, que inclusive foi reconhecida com várias indicações e dois prêmios Oscar.

Pois bem, nunca é tarde para dar asas à imaginação e, quem sabe, ingressar em uma carreira diferente. Em João Pessoa, um curso abriu inscrições para interessados em aprender a técnica. O conteúdo será ministrado pelos finalistas e coloristas paraibanos Alisson Ricardo e Jacqueline Lima, que também são professores da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, eles participam da produção do longa metragem “Fuga em Ré Menor”, do estúdio Otto Desenhos Animados, de Porto Alegre.

Curso em JP usa réplicas de filmes para ensinar técnica de animaçãoO curso de stop motion será o primeiro do Estado a ser ministrado com réplicas perfeitas de filmes famosos de animação.

Para facilitar o aprendizado, serão utilizadas nas aulas miniaturas articuladas do filme Noiva Cadáver (foto) e Estranho Mundo de Jack. O curso acontecerá aos sábados, com apenas 12 alunos por turma, no Rizemberg Creative Studio – do fotógrafo publicitário Rizemberg Felipe, também do Jornal da Paraíba.

O curso acontecerá em quatro manhãs de sábados , com a abordagem dos tópicos ‘Por que enxergamos uma animação?’, ‘Equipamentos utilizados para a ilusão de movimento ao longo da história da animação’, ‘Variações de técnicas e estilos de animação’, ‘Produção do roteiro’, ‘Produção dos personagens’ e ‘Produção da Animação’.

A oficina tem como produto final um vídeo em animação criado pelos alunos utilizando a técnica do stop motion. Para tanto, os participantes vão conhecer os conceitos que tornam possível enxergar movimento numa sequência de imagens estáticas. Em seguida, produzirão na prática a animação desde elaboração do roteiro, criação de movimento e captação pelas câmeras. Tudo com a supervisão dos professores.

As reservas de vagas estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (83) 9921-8643 e (83) 8773-5777e também pelo email arretadojp@yahoo.com.br