2012 terá filmes com 3D de verdade

Entre os mais aguardados estão As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (estréia dia 20/01) e A Invenção de Hugo Cabret (17/02).

Pelo menos no cinema, o ano terminou com mais expectativa do que saudosismo. E talvez a maior dela diga respeito aos filmes que realmente foram feitos para 3D, como os aguardados As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (estréia dia 20/01) e A Invenção de Hugo Cabret (17/02). É que a maioria dos filmes em terceira dimensão que você tem visto no cinema, com exceção de um ou outro, foi concebido de maneira tradicional, acrescido de efeitos 3D. Obras como a de Steven Spielberg e Martin Scorsese, respectivamente, já foram pensadas dentro de uma estética 3D em toda sua plenitude.

E de olho na rentabilidade do 3D, blockbusters voltarão às salas com óculos. É o caso de Star Wars, cuja saga será recontada, agora em ordem cronológica, com sabres voando pela sala a partir de fevereiro. É quando volta aos cinemas A Ameaça Fantasma (1999). Nesse mesmo barco, o James Cameron de Avatar (e responsável pelos efeitos de Hugo Cabret) dá acabamento 3D ao seu Titanic (1997).

O 3D também inside sobre a nova franquia do Homem-Aranha, retomada do zero a partir de O Espetacular Homem-Aranha.

Andrew Garfield salta de A Rede Social para vestir o capus do Aranha, no longa dirigido por Marc Webber (500 Dias com Ela). O enredo narra a infância e a adolescência de Peter Parker, durante sua transformação no super-herói e chega aos cinemas em 03/07.

O Espetacular Homem-Aranha faz trinca com Batman e Os Vingadores entre os filmes mais aguardados no segmento “super-heróis”. O Cavaleiro das Trevas Ressurge, com data de estreia marcada para 27/07, promete encerrar a trilogia de Christopher Nolan sobre o Homem-Morcego, que desta vez encara o fortão Bane.

Os Vingadores abre alas em maio, colocando na tela um super elenco para super-herois. Confere a lista: Robert Downey Jr.

(Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra) e Samuel L.

Jackson (Nick Fury).
Outra estreia bastante aguarda é O Hobbit, Uma Jornada Inesperada. O longa, inspirado no universo do escritor J.R.R. Tolkien, é uma “prequel” de O Senhor dos Anéis (2001-2003), antecedendo a história que inspirou os premiados filmes. O diretor Peter Jackson volta a dirigir Gandalf, Bilbo e sua pequena turma, mas já avistou que se trata de uma história infantil.

O longa será dividido em duas partes, a primeira delas com estreia marcada para 14 de dezembro e a segunda, para 13 de dezembro de 2013.

TECNOLOGIA OBSOLETA
Para abrigar a tecnologia de ponta, as salas brasileiras precisam se modernizar. É o que diz uma matéria publicada recentemente no jornal O Globo.

De acordo o texto, o Brasil precisa correr para substituir seus projetores analógicos em 35 mm pelos digitais , já que até 2015 os grandes estúdios planejam aposentar a velha película.

Hoje, apenas 15% dos nossos cinemas têm equipamento digital, enquanto metade do parque exibidor do mundo já foi modernizada.

Além da qualidade de som e imagem, a tecnologia digital barateia a distribuição desses filmes, o que deverá sanar um problema muito comum na Paraíba: o atraso – e até eventuais não exibições – de muitos filmes badalados e relevantes.