Estreia inédita na orquestra

Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresenta nesta  quinta-feira (5), com participação do solista Antonio Meneses.

Nesta quinta-feira, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) convida para uma noite de concerto o premiado solista Antonio Meneses. Há mais de duas décadas os acordes de seu violoncelo não acompanhava os membros da orquestra.

Sob a regência do maestro titular Alex Klein, a apresentação gratuita acontecerá no Cine-Teatro Bangüê, às 20h.

A OSPB apresentará também seu compositor regente: o renomado Liduíno Pitombeira. “O concerto desta semana deixa claro que a orquestra não tarda em unir seus esforços para voltar ao seu patamar de outrora”, afirma o regente titular, lembrando que a presença do compositor residente – função até então inédita no Brasil – ganha peso ao evento.

De acordo com Klein, o novo cargo oferece uma credibilidade na música nova, além de um direcionamento com a visão do compositor.

O maestro titular ainda aponta a importância do aval e visão internacional de Pitombeira na programação da orquestra.

Liduíno Pitombeira é professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Suas obras já foram interpretadas pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Luisianna Sinfonietta (EUA), e a Filarmônica de Poznan (Polônia). Entre as premiações que o compositor recebeu, está o Prêmio no Concurso de Composição Camargo Guarnieri.

Alex Klein informa que a estreia nacional da "Sinfonia n° 1", de autoria do compositor residente, ficou fora da programação desta quinta, prometendo que a peça em três movimentos será apresentada em outra ocasião.

No repertório da apresentação, a abertura ficará por conta da peça “Oberon”, do compositor alemão Carl Maria von Weber (1786-1826).

O solista Antonio Meneses apresentará o "Concerto para violoncelo e orquestra", do tcheco Antonín Dvorák (1841-1904), considerada uma obra importante na literatura orquestral e de violoncelo.

Meneses abre uma série de apresentações de solistas internacionais com a OSPB. Neste semestre, estão confirmadas as presenças do violista Richard Young, os violinistas Daniel Guedes e Ole Bohn, o pianista Ricardo Castro, a mezzo-soprano Adriana Clis, o maestro David Jackson e o violoncelista paraibano Raiff Dantas Barreto.

INTERATIVIDADE
Antes da apresentação haverá uma palestra informal aberta ao público no cine-teatro, às 19h. O objetivo é promover a aproximação da plateia cativa com os músicos da OSPB.

No bate-papo, o público poderá interagir com Alex Klein e Liduíno Pitombeira, que abordarão sobre a composição musical e seu impacto na cultura brasileira. A partir deste concerto, as palestras passarão a compor o evento.

Serviço
• CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA. No Cine-Teatro Bangüe do Espaço Cultural (r. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa), nesta quinta-feira, às 20h. Gratuito.