Elba abre Festival de Areia

13º Festival de Artes de Areia, começa nesta quinta-feira (30) com show gratuito de Elba Ramalho; festival homenageará cem anos do ‘EU’.

Com base no centenário do Eu de Augusto dos Anjos, o 13º Festival de Artes de Areia começa nesta quinta-feira com show gratuito de Elba Ramalho, que será realizado às 22h, no Calçadão João Cardoso. Além de seus sucessos, a cantora paraibana carrega no repertório canções do ‘Rei do Baião’ Luiz Gonzaga.

Chico Viola e Sonora SambaGroove se apresentam às 23h, no circo ‘Barcarola’, montado perto do Peti. Antes, às 17h30, na Praça João Pessoa (batizada para o evento de ‘A Ilha de Cipango’), acontecerá o cortejo de abertura com Nação Maracahyba, Aruenda da Saudade e Guardiões de Angola.

Entre as atrações musicais ao longo da programação, subirão ao palco principal – que leva o nome de ‘Eu’ – nomes como a paulista Tulipa Ruiz (que lança seu novo trabalho, Tudo Tanto), Gustavo Magno, Antônio Nóbrega e o Quinteto Armorial Cordas de Caroá.

MISCELÂNEA ARTÍSTICA
Com o tema ‘Arte pra Todo Mundo – Eu, Você e os Outros’, o festival segue até o dia 2 de setembro com debates, oficinas, exposições e espetáculos de literatura, música, dança, audiovisual, circo, teatro, artes plásticas e cultura popular.

No âmbito literário, acontecerá um sarau sobre Augusto dos Anjos, além de debates acerca do poeta do Eu e do centenário de Gonzagão. Completam a programação exposições de editores, lançamentos literários e oficina de formação de contadores de história.

Serão encenadas A Saga de Daluz, do Geca, Bruta Flôr, da Cia. Lavoura, Meu Enterro, da Curinga, A Farsa da Boa Preguiça, do Ser Tão Teatro, e o infantil Faz de Conta, do Grupo Graxa.

Haverá duas oficinas: Introdução ao Jogo Teatral e de Improviso e Ação.

O audiovisual estará presente com uma oficina básica de realização e outra de roteiro para crianças. Será lançado o DVD Linduarte Noronha com produções locais e será exibido longas como Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper.

Nas atrações circenses, os espetáculos Por Que Não Servem Pizza no Natal?, da Trupe Arlequin, e De volta ao Picadeiro, do Los Iranzi, e as oficinas Generosidade no Riso e Brincando de Ser Brincante.

Entre as apresentações de dança, marcarão presença espetáculos como Casulo, do Ensaio, Experimento Raiz, do Coletivo Tanz, e Libertango, do Sem Censura.

A programação completa poderá ser conferida no site oficial do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br).