Roupas certas valorizam o biotipo das mulheres

Escolha adequada de modelagens, cores e estampas pode ser usada a favor do corpo feminino.

Quem não quer colocar um look de arrasar e sentir conforto e segurança com o que está vestindo? Para valorizar o corpo e disfarçar o que você não gosta, é preciso ficar atenta ao seu biotipo e escolher as peças certas, usando modelagem, cores e estampas ao seu favor.

Quadris largos ou ombros largos, tronco pouco acinturado, pernas grossas, pouco ou muito busto e as famosas gordurinhas indesejadas, podem causar ‘dor de cabeça’ em muitas mulheres, quando o assunto é a escolha das roupas.

O legal é que muitas lojas da capital, como a Taci Ribeiro, por exemplo, já estão preocupadas em procurar peças versáteis para oferecer coleções que valorizem os pontos fortes do corpo de cada cliente.

Até porque, com a peça correta, montar um look caprichado e sentir satisfação ao encarar o espelho não é tão difícil quando parece. O segredo está em equilibrar a silhueta. A regra geral para disfarçar a parte indesejada é colocar peças em tonalidades discretas e caimentos mais soltos. A dica da consultora de imagem Valéria Didier, idealizadora do site www.temqueterestilo.com.br, afirma que na montagem do look é preciso buscar proporção entre as peças.

“Por exemplo, se o quadril é largo, o ideal é buscar chamar a atenção para a parte de cima do corpo para preencher a área mais magra com blusas de babados, detalhes e cores coloridas.

Se os ombros são largos, o correto é usar tops mais lisos e discretos e chamar a atenção para a parte de cima do corpo com calças com detalhes nos bolsos, peças mais claras, cintos por cima do quadril, etc”, sugere.

E o quadril mais largo é uma das características das brasileiras. Há quem goste de peças mais justas, como calças e shorts.

Porém, as peças mais coladas causam a impressão de mais volume nessa região, principalmente para as mais baixinhas. Na opinião de Valéria Didier, “o mais indicado são as de lavagem escura e de corte reto como as flare, que têm uma abertura final na perna, ajudando a equilibrar o volume na região das coxas. Os microshorts ficam proibidos para mulheres de quadril largo”. Já quem quer causar o efeito contrário, a opção são calças e shorts com aplicações nos bolsos ou lavagem mais clara. (Especial para o JP)