Clássicos ressurgem restaurados

Destaque vai para o lançamento da versão restaurada de O Sol é Para Todos.

Em 2007, foi lançada em DVD, nos EUA, uma cópia restaurada do clássico Nada de Novo No Front (All Quiet on The Western Front, 1930) pela biblioteca do Congresso americano. Clássico do cinema, este drama de guerra dirigido por Lewis Milestone foi agraciado com o terceiro Oscar de Melhor Filme da história, além de ter dado a Milestone o prêmio de Melhor Diretor.

Assim como Asas, Nada de Novo No Front nunca teve uma edição decente em DVD no Brasil, mas agora o filme ressurge em blu-ray com cópia restaurada em alta definição e alguns extras, dois deles – ‘Restaurando os Clássicos’ e ‘Vencedores do Oscar’ – comuns a outros lançamentos que integram o pacote comemorativo pelos 100 anos da Universal Pictures.

O destaque vai para o lançamento da versão restaurada de O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962), embalada pelo cinquentenário da obra-prima de Robert Mulligan. Além da imagem cinco estrelas (cotação máxima dada pela avaliação do Blu-ray.com), conserva o pacotaço de extras da edição dupla em DVD, incluindo o extenso making of ‘Terrível Simetria’ e o intimista ‘Uma Conversa com Gregory Peck’, e conta, ainda, com o ‘U-Control’, modalidade em que o espectador assiste ao filme com a possibilidade de ver fotos e entrevistas durante determinadas sequências.

Outra obra-prima que a Paramount lança em alta definição no embalo de seus 100 anos é um do mais cultuados filmes de seu catálogo, Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950).

Clássico absoluto do mestre Billy Wilder, narra o envolvimento de uma estrela decadente do cinema mudo (Gloria Swanson, perfeita) com um roteirista fracassado (William Holden) e já tinha uma boa edição em DVD, mas a inédita edição em blu-ray, além de um elogiado up-grade em 1080p, traz uma tonelada de extras.

Ao contrário de Crepúsculo dos Deuses, Barbarella (idem, 1968) ganha reedição em alta definição completamente desprovido de extras, assim como era em DVD (hoje fora de catálogo). Mas a remasterização em alta definição do cult de ficção científica estrelado por uma Jane Fonda de tirar o fôlego tem sido bastante elogiada lá fora.

Até o final do ano, o centenário da Paramont/Universal deverá render outras reedições em alta definição. Uma das mais cobiçadas é a caixa Coleção Alfred Hitchcock, com 14 filmes do mestre, prometida para novembro.