Uma Flipipa para o povo

Evento que acontece em seu quarto ano trouxe além de grandes escritores, atrações musicais e teatrais na área externa do festival.

Se a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, é reduto da elite de Natal e adjacências em épocas do calendário como o Carnaval e o Réveillon; há 4 anos, em novembro, o Festival Literário de Pipa (Flipipa) dedica sua agenda a outro segmento da população: o povo.

Este ano, a programação gratuita que ocorreu da quinta-feira ao sábado em Tibau do Sul cresceu e ofereceu mais opções ao público além das mesas literárias formadas por escritores como Zuenir Ventura, Antônio Cícero, Reinaldo Moraes, Sérgio Sant’Anna, João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy.

Sem se esquecer do caráter eminentemente literário do evento, a curadoria trouxe atrações musicais e teatrais para a área externa do festival, que foi ampliado em relação ao ano passado, primeira edição do evento que o JORNAL DA PARAÍBA acompanhou.

Os Clowns de Shakespeare, grupo potiguar que já atuou ao lado do Ser Tão Teatro em 2009, apresentou a céu aberto o espetáculo Sua Incelença Ricardo 3º, peça que absorveu parte da multidão que circulou no último dia de Flipipa, um dos mais movimentados.

As mesas literárias também trouxeram figuras queridas de uma parcela dos moradores e turistas que não se enquadrava entre os tradicionais frequentadores: os espectadores de televisão.

A editora de moda e colunista social Joyce Pascowitch, bem como os atores Nelson Xavier e a ‘empreguete’ Titina Medeiros’ estavam entre os convidados. Os dois últimos nomes foram aproveitados, por sinal, em um ponto alto do festival, quando, ao lado da escritora Ana Miranda, os atores leram poemas de Luís Fernando Veríssimo e fizeram uma homenagem ao autor.