Zé Lins no Janeiro

3ª edição do Festival Janeiro Arretado tem reestreia do espetáculo ‘ Zé Lins: O Pássaro Poeta’, que retrata a infância do escritor.

Espetáculo de carreira longeva, há 7 anos na estrada, Zé Lins: O Pássaro Poeta reestreia neste sábado na 3ª edição do Festival Janeiro Arretado em João Pessoa. A peça da Cia. Engenho Imaginário, baseada no livro O Menino que Virou Escritor (2001), de Ana Maria Machado, tem apresentações hoje, às 17h, e amanhã, às 15h e às 17h, no Teatro do Sesi. Os ingressos custam: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A premiada montagem da Engenho Imaginário retrata a infância do pequeno Zé Lins (1901-1957), escritor e flamenguista inveterado. “Esta é a pior parte do espetáculo para mim”, brinca o ator-brincante David Muniz, vascaíno que interpreta 17 personagens durante a encenação. "Zé Lins era apaixonado pelo Flamengo. Pouca gente sabe que ele chegou a ser presidente do clube."

Dirigido e adaptado por Valeska Picado, O Pássaro Poeta surgiu em 2007, ano em que o grupo homenageou os 50 anos de morte do autor de Menino de Engenho (1932). De lá para cá, ganhou nova formação (David Muniz sustituiu Netto Ribeiro, do elenco original) e disco com as canções interpretadas no palco pelos atores com a ajuda de bonecos.

O CD tem direção musical e arranjos de Carlos Anísio. As canções são todas autorais ou de domínio público. Elas embalam a história de superação do escritor: "Quando a vi pela primeira vez, ainda na universidade, pensei que era tudo o que eu queria fazer como ator", conta David. "Zé Lins morava em um engenho, era considerado ‘burro’ pelos professores e se tornou um dos nossos maiores escritores".