Festival de cinema francês traz clássico dos anos 60 em reprise

Em 2016, o Varilux terá uma semana a mais. Clássico em reapresentação é "Um Homem, Uma Mulher". Festival passa por João Pessoa.    

O Festival Varilux de Cinema Francês está de volta. A edição 2016, com uma semana a mais, será de 8 a 22 de junho com exibições em 50 cidades brasileiras. Na programação, 15 filmes inéditos e o clássico “Um Homem, Uma Mulher”, realizado há meio século. Em João Pessoa, o festival será no Cinespaço, do Mag Shopping.

Uma das atrações da edição 2016 do Festival Varilux é “Chocolate”. Conta a história do primeiro artista circense negro na França da Belle Époque. No elenco, traz de volta o ator Omar Sy, que se projetou mundialmente por seu desempenho em “Intocáveis”. O diretor Roschdy Zem vem ao Brasil apresentar o filme.

Outras atrações do festival: o drama “Meu Rei”, de Maiwenn; a comédia romântica “Um Amor à Altura”, de Laurent Tirard; o drama histórico “Agnus Dei”, de Anne Fontaine; o drama “Os Cowboys”, de Thomas Bidegain; o drama de guerra “Viva a França!”, de Christian Carion; além da animação “Abril e o Mundo Extraordinário”, de Franck Ekinci e Christian Desmares.

Clássico

A exibição de um clássico do cinema francês já é tradição no Festival. Em 2016, será “Um Homem, Uma Mulher”, dirigido por Claude Lelouch. O filme, de 1966, com Anouk Aimée e Jean Louis Trintgnant à frente do elenco, conquistou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O tema musical, que atingiu o topo das paradas, foi composto por Francis Lai.

O diretor do festival, Christian Boudier, disse que “o Varilux já se consolidou como um dos principais eventos incentivador e difusor da cultura francesa no Brasil. O público já reconhece a sua importância e, mais do que isso, espera ansiosamente pela realização do festival”.