Festival sobre cultura japonesa acontece neste fim de semana em JP

Evento vai contar com oficinas, palesras, filmes, danças,  músicas e praça de alimentação japonesa.

Festival sobre cultura japonesa acontece neste fim de semana em JPUm evento que pretende disseminar a cultura e as tradições do Japão entre a população nordestina acontece neste final de semana em João Pessoa. Na sexta (16), sábado (17) – a partir das 9h – e domingo (18) – a partir das 8h30 -, a Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá, na capital, sedia o XI edição do Festival do Japão na Paraíba, idealizado pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), com apoio cultural da Energisa Paraíba e Energisa Borborema.

Segundo a organização, o evento surgiu da união de descendentes japoneses e não descendentes, que fazem parte da ACBJ-PB e se dedicam para dar continuidade às tradições nipônicas. Em sua nova edição, o Festival do Japão pretende disseminar a cultura e as tradições do Japão entre a população nordestina, por meio de atrações culturais, atividades lúdicas e gastronomia japonesa, aproximando o público descendente e não descendente da cultura japonesa.

Durante o evento, crianças, jovens e adultos podem desfrutar de oficinas, palestras, filmes, exposições, músicas, danças, jogos e gastronomia. Um dos principais diferenciais desta edição é que o Festival vai contar com uma praça de alimentação própria, formada por cinco restaurantes da culinária japonesa.

Conforme dados do IBGE (2008), em João Pessoa concentram-se cerca de 150 famílias nipônicas. E, visando manter a tradição da cultura oriental, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), além de outras atividades, idealiza o Festival do Japão para aproximar os nikkeis e entusiastas da cultura nipônica na Paraíba.

A diversidade do evento possibilita ao público conhecer, durante três dias, em um só lugar, a riqueza cultural e gastronômica japonesa.