Orquestras Sinfônicas e Coro Sinfônico da PB apresentam Concerto de Natal

Apresentação será sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural em João Pessoa.

Os músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e do Coro Sinfônico da Paraíba se reunirão, nesta quinta-feira (15), no Espaço Cultural, em João Pessoa, para apresentar o Concerto de Natal. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

O Concerto de Natal terá regência do maestro Luiz Carlos Durier. O programa consta de oito músicas, começando com duas obras do compositor russo P. I. Tchaikovsky (1840-1893): “Suíte Lago dos Cisnes, Op. 20” e “Suíte Quebra Nozes, Op. 71a”. Composto em 1876, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou, o balé O Lago dos Cisnes notabilizou-se pela beleza da sua música e foi inspirado numa antiga lenda alemã em que o mundo tridimensional se cruza com um mundo mágico e místico. Já o balé Quebra Nozes é uma adaptação de um conto de E.T. Hoffmann feita por Alexandre Dumas e transformada em música por Tchaikovsky entre 1891 e 1892. Consta de 12 quadros com música alegre e brilhante.
 

Orquestras Sinfônicas e Coro Sinfônico da PB apresentam Concerto de Natal

Em seguida, serão executadas “Bells Across the Meadows – Sinos dos Prados”, de Albert Ketèlbey (1875 – 1959), compositor, maestro e pianista inglês, mais conhecido por suas obras curtas de música orquestral leve; “Tuscaloosa Tango”, do compositor americano Daniel Leo Simpson (1959), e “Valsa n° 2” (com orquestração de Rogério Vieira), do russo Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), um dos mais célebres compositores do Século XX.
 
Após o intervalo, o clima natalino vai invadir o concerto, com “Festival de Natal”, do norte-americano Leroy Anderson (1908 – 1975), um dos mais notáveis compositores de música popular dos Estados Unidos, e “Seleção de Natal”, trabalho para grande orquestra e coro que reúne músicas conhecidas de todos em um pot-pourri, do maestro brasileiro Roberto Tibiriçá (1954), titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música. Encerrando a noite festiva, será executada “Allelluia”, de G. F. Haendel (1685 – 1759), compositor germânico, naturalizado britânico, considerado hoje um dos grandes mestres do barroco musical europeu.
 
Para Luiz Carlos Durier, as expectativas para este concerto são as melhores possíveis. “Isso por conta de estarmos preparando um repertório alegre, positivo para celebrar o Natal, com a participação especial do Coro Sinfônico junto às duas orquestras, a OSPB e a Jovem”, completou o maestro, ressaltando que a programação das orquestras contará com novidades no próximo ano. “Estamos planejando um ano de intensa atividade musical, onde a OSPB e a Jovem estarão presentes nos bairros, cumprindo uma função social e artística mais relevante”, revelou.
 
Os alimentos arrecadados na apresentação serão doados ao abrigo de idosos Vila Vicentina, localizado no bairro da Torre, em João Pessoa.