Grupo Lavoura apresenta ‘O Último Édipo’, baseada na obra de WJ Solha

Espetáculo está em cartaz neste sábado e domingo no Teatro Santa Roza. 

Grupo Lavoura apresenta 'O Último Édipo', baseada na obra de WJ SolhaO Grupo Lavoura apresenta nestes sábado (8) e domingo (9), no Teatro Santa Roza, o espetáculo O Último Édipo. Baseado no texto dramatúrgico “Édipo no Terceiro Milênio”, de W. J. Solha, o espetáculo convida o espectador a se aventurar pela trágica história de um rei que é levado pelo destino a assassinar o próprio pai e desposar sua mãe. Os ingressos custam R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira). 

O espetáculo tem direção de Jorge Bweres com atuação de André Morais, Herlon Rocha, Ingrid Trigueiro e Joevan Oliveira. O dramaturgismo é de Sandra Luna, a direção de fotografia de João Carlos Beltrão e a participação em vídeo dos atores Ubiratan Di Assis, Amaury Veras e do próprio W. J. Solha. A trilha sonora é de Herlon Rocha e a produção está a cargo de Nina Rosa e Metilde Alves. 

Em sua releitura de Édipo, o espetáculo vai para além da perspectiva freudiana e Shakespeareana dada ao mito por Solha. A montagem do Lavoura destaca o caráter social e político desta trama que, de diversas maneiras e sob diferentes ângulos, encontra reflexo no atual cenário político brasileiro.

A trama do Lavoura deixa um alerta em relação a nossa política atual, na qual a utilização do discurso jurídico, mais do que um instrumento de busca da “verdade” pode funcionar como estratégia de manutenção do poder. A busca por provas a todo custo pode, na verdade, ser um dispositivo de exercício e manutenção de um poder solitário e, como tal, tirânico, em que as proprias leis são substituidas pelas “convicções” de acordo com as ordens e vontades individuais.