Confira 10 filmes de terror para você curtir a noite do Halloween

 Prepare sua comemoração de Halloween com as dicas do JORNAL DA PARAÍBA.

Nesta terça-feira (31) é comemorado o Halloween, ou Dia das Bruxas em português. A comemoração nasceu como uma forma de afastar espíritos ruins nos dias de colheita. Por isso, nasceu a tradição de se vestir de personagens assustadores, como bruxas e fantasmas. Além das fantasias, é comum que as pessoas comemorem assistindo a filmes de terror. Portanto o JORNAL DA PARAÍBA listou 10 clássicos e os ótimos filmes deste gênero para ‘aterrorizar’ a sua noite de Halloween.

Começando por um dos grandes clássicos de filmes, O Exorcista, lançado em 1974, tem mistérios que ultrapassam o cinema. O enredo conta a história de uma menina de 12 anos que começa a agir de forma assustadora e sua mãe decide pedir a ajuda de um padre, que também é um psiquiatra. O padre percebe que a menina está possuída pelo demônio e chama a ajuda de uma outro sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Durante as filmagens de O Exorcita, oito pessoas da produção morreram de forma não explicada, o que gerou grande expectativa. O longa não é considerado clássico a toa. Foi o primeiro e único do gênero terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme. Confira o trailer.

Ainda no clima religioso, Invocação do Mal, lançado em 2013, é baseado em fatos reais e conta a história do casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren, que trabalham para ajudar uma família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda. Lorraine Warren esteve presente nas gravações do filme, como consultora, já que o filme foi baseado no caso da família Perron, investigado pelo casal.

A Bruxa de Blair é outro clássico do terror. Lançado em 1999, ele foi revolucionário no gênero found footage, que é aquele em que as cenas mostradas na tela representam um "material encontrado", filmado pelos próprios personagens da produção. A premissa do filme é bem simples: um grupo de estudantes de Milwaukee decide acampar em florestas da região para descobrir os mistérios da região. O que não acaba dando muito certo. O que se destaca na produção é que os atores foram deixados na floresta sozinhos e, ocasionalmente, recebiam mensagens secretas da produção. Os atores até achavam que a Bruxa era real, terminando as gravações extremamente perturbados.

Sexta-feira 13, de 1980, é o filme que estreia a saga de Jason Voorhees nas telonas. A trilha sonora foi extremamente criativa e desenvolvida durante as filmagens. O filme não fez muito sucesso, mas é um dos personagens mais presentes nas festas a fantasia. Vale conferir a história dele.

O boneco assassino Chucky também é um clássico quando o assunto é filmes de terror. No longa, Charles Lee Ray, conhecido como o "Estrangulador de Lakeshore", é um serial killer obcecado com voodoo que está em fuga da polícia em 1988 Chicago. Depois de seu motorista e parceiro Eddie Caputo abandona-lo em sua van para fugir da polícia, Charles se refugia em uma loja de brinquedos. Aqui, ele é baleado por homicídio detetive Mike Norris. Ciente que ele é mortalmente ferido, Charles jura vingança sobre Mike e Eddie antes de transferir sua alma em um boneco Good Guy através de um ritual vodu.

Classificado como suspense, A Entidade, de 2012, garante seu espaço nas comemorações de Halloween pela temática macabra de seu enredo em que um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes, que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.

O longa Viagem Maldita, de 2006, mostra a viagem da família Carter pela Califórnia. Durante o caminho o carro dá problemas no meio do deserto, onde não há para quem pedir ajuda. Os problemas aumentam quando um grupo de sádicos que vive escondido nas colinas cerca e ataca a família. No início do filme, aparecem diversas fotos de defeitos de nascimento causados pelo uso do armas químicas no Vietnã.

Assim na Terra Como no Inferno, de 2014, traz um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro perdido que decide explorar o labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris. Aquela região, conhecida como a cidade dos mortos, revela um segredo que mexerá com a psique humana de modo que os demônios pessoais de cada um voltarão para assombrá-los.

A Hora do Pesadelo, um clássico de 1984, traz o início da saga de Freddy Krueger, homem que foi queimado vivo e volta com deseja de vingança. O homem deformado com garras de aço ataca um grupo de adolescentes em seus pesadelos e, para escapar, suas vítimas precisam acordar.

Filmes baseados em fatos reais são sempre mais assustadores e Os Estranhos, de 2008, foi basicamente baseado em uma situação ocorrida quando o diretor do filme, Bryan Bertino, era criança. Nesta produção, um casal resolve descansar em uma casa de campo e tem a estada perturbada por três estranhos mascarados.