Amazon consegue os direitos para produzir série de O Senhor dos Anéis

Após batalha judicial, serviço de streaming ganha os direitos para produzir o seriado.

Nesta segunda-feira (13), a Amazon anunciou oficialmente que vai produzir uma sério baseada em O Senhor dos Anéis. A empresa de streaming precisou passar por uma disputa judicial para conseguir os direitos da saga. O acordo prevê várias temporadas, além de incluir potenciais séries spin-off.

A série original será produzida pela Amazon Studios em parceria com a Tolkien Estate and Trust, a editora HarperCollins e a New Line Cinema, divisão da Warner Bros. responsável pelos franquia de filmes de O Senhor dos Anéis. Situada na Terra Média, a trama vai explorar novas histórias que precedem A Sociedade do Anel.

“O Senhor dos Anéis é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs pela literatura e na telona”, disse Sharon Tal Yguado, chefe de séries roteirizadas da empresa. “Estamos honrados de trabalhar com o Tolkien Estate, [editora] HarperCollins e [o estúdio] New Line nessa animadora colaboração para a televisão, e estamos ansiosos em levar os fãs de O Senhor dos Anéis para uma nova jornada épica na Terra-Média.”

“Estamos encantados que a Amazon, e seu longo compromisso com a literatura, seja a casa da primeira série de TV multi-temporada de O Senhor dos Anéis”, disse Matt Galsor, representante da Tolkien Estate e HarperCollins. “Sharon e a equipe da Amazon Studios tem ideias excepcionais de trazer para as telas as histórias não-exploradas anteriormente com base nas escritas originais de J.R.R. Tolkien”, concluiu.

Adaptações

Publicados na década de 1950, os livros de Tolkien que se passam na Terra Média foram adaptados para os cinemas na trilogia dos anos 2000, dirigida por Peter Jackson. Depois disso, o prequel de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, deu origem a outros três filmes, lançados a partir de 2012.