Filmes da Paraíba são selecionados para participar de mostra de cinema

Longa e curta-metragem competem na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Filmes da Paraíba são selecionados para participar de mostra de cinemaDois filmes paraibanos foram selecionados para participar da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento acontece de 19 a 27 de janeiro, na cidade de Tiradentes (MG). As produções escolhidas para o evento foram o curta “Você conhece Derréis”, de Veruza Guedes, que retrata a vida do músico nordestino Derréis, e o longa “Rebento”, de André Morais, que está na ‘Mostra Aurora’, principal competição do evento.

Filmes da Paraíba são selecionados para participar de mostra de cinemaO longa “Rebento” venceu o Concurso do Ministério da Cultura para Desenvolvimento de Roteiros de Longa-Metragem inéditos em 2009. A narrativa conta a historia de uma mulher que, após cometer um crime contra o filho recém-nascido, abandona casa e família em busca de um destino desconhecido. A personagem anda durante o dia inteiro levando consigo uma melancia (símbolo da perda de seu filho) e tem encontros curtos que marcarão o seu dia e sua vida, enfrentando um mundo hostil e às vezes delicado. O filme foi escrito pelo pessoense André Morais. Além desta, o artista possui mais duas obras cinematográficas no currículo:  “Alma” e “Mares”.

Já o curta “Você Conhece Derréis” se inspira na pergunta ‘até onde pode sonhar um artista com poucas chances?’. O filme já passou pelo Curta Canoa,  Mostra Transertão, CineCongo, Festival Poesia na Tela, entre outros festivais de cinema. Foi inspirado na história de uma personalidade da cidade de Patos, Luiz Alves de Oliveira, conhecido popularmente como Derréis.

“Você ConheceFilmes da Paraíba são selecionados para participar de mostra de cinemaDerréis? Não se trata de uma pergunta meramente retórica. A escolha deste questionamento não foi em vão. A pergunta vem carregada de uma simbologia para mim que se incomoda em ver um artista como Derréis queixando-se de falta de oportunidade. Sua vida é permeada por situações inusitadas e seu talento com o pandeiro é inquestionável. Essa pergunta é direcionada, inclusive, a quem se vangloria de conhecê-lo bem”, relata Veruza.

Espaço de descobertas, experimentação e ousadia, a ‘Mostra Aurora’ é recorte da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes dedicada às produções inéditas de diretores em início de carreira em longa-metragem (até três filmes). Os longas serão avaliados pelo Júri da Crítica formado por profissionais do audiovisual.

Confira os filmes que vão competir com os paraibanos na mostra

Mostra Praça

Carneiro de Ouro, de Dacia Ibiapina (DF)

De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos, de Nathalia Tereza (MT)

Fecha Dourada, de Cintia Domit Bittar (SC)

Leona Assassina Vingativa 4 – Atrack em Paris, de André Antônio e Paulo Colucci (PE)

Nova Iorque, de Leo Tabosa (PE)

O Menino Que Fez Um Museu, de Sérgio Utsch (CE)

Pele de Monstro, de Barbara Maria (MG)

Quebra-Cabeça de Sara, de Allan Ribeiro (RJ)

Quem Perdeu o Telhado em Troca Recebe as Estrelas, de Henrique Zanoni (SP)

Sudestino(s), de Germano de Sousa (CE)

Você Conhece Derréis, de Veruza Guedes (PB)

Mostra Aurora

Ara Pyau – A Primavera Guarani, de Carlos Eduardo Magalhães (SP)

Baixo Centro, de Ewerton Belico e Samuel Marotta (MG)

Dias Vazios, de Robney Bruno Almeida (GO)

Imo, de Bruna Schelb Correa (MG)

Lembro Mais dos Corvos, de Gustavo Vinagre (SP)

Madrigal Para um Poeta Vivo, de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho (SP)

Rebento, de André Morais (PB)