Lei torna 2019 o ano de Jackson do Pandeiro em Campina Grande

Rei do Ritmo também é homenageado durante o Maior São João do Mundo, por um musical e em toda Paraíba através do ‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro’.

Lei torna 2019 o ano de Jackson do Pandeiro em Campina Grande (Foto: Reprodução)
Lei torna 2019 o ano de Jackson do Pandeiro em Campina Grande
Lei que torna 2019 o ano de Jackson do Pandeiro foi sancionada, em Campina Grande  (Foto: Reprodução)

Jackson do Pandeiro é o nome artístico de José Gomes Filho, músico que nasceu em Alagoa Grande, cidade do Agreste da Paraíba, no 31 de agosto de 1919. Se estivesse vivo, o artista completaria 100 anos em 2019. Através de um Projeto de Lei do vereador Renan Maracajá (PSDC), foi sancionada em Campina Grande a lei que torna, este ano, um período de homenagens destinadas ao cantor.

O documento estabelece que até o dia 31 de Dezembro de 2019, a obra e a vida de Jackson sejam regatadas com atividades que envolvam pesquisa, vídeos, documentários, fotos, arte, música, fatos.

Conhecido como o Rei do Ritmo, também foi cantor e compositor de forró e samba brasileiro. Ele marcou época com a habilidade que tinha para tocar pandeiro, instrumento que se tornou o um de seus melhores amigos e, consequentemente, parte de seu legado artístico.

Passados 37 anos da morte do artista, ele continua sendo referência para o mundo pela irreverência que era a protagonista de suas apresentações em qualquer palco que subisse. Além de levar um pouco de Campina Grande por onde passava, ele imortalizou a Rainha da Borborema, não apenas pelos quilômetros viajados, mas através das canções que compunha.

Outras homenagens

De 7 de junho a 7 de julho, Jackson do Pandeiro será homenageado durante a 36ª edição do Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande. O palco principal do Parque do Povo, local onde a festa acontece, vai receber o nome dele para registrar a passagem do seu centenário de nascimento.

Um musical composto por 40 artistas, entre eles atores, cantores e dançarino também fará parte das homenagens destinadas para o músico, neste ano. O espetáculo ‘O Marco do Rei do Ritmo – Um Musical em Cordel’ está previsto para estrear durante a décima edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), que deve acontecer no mês de julho.

Em todo estado

‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro’: esta é a homenagem do Governo do Estado para o Rei do Ritmo. A Secretaria de Educação da Paraíba deve realizar ações interdisciplinares nas escolas estaduais em homenagem ao músico. Eventos culturais promovidos pelo governo em 2019, como shows e salões de artesanato, também devem abrir espaço para que o público conheça mais da obra do homenageado.