As mulheres e o rap são os grandes vitoriosos do Grammy 2019

Os destaques da premiação foram a cantora de música country Kacey Musgraves, a rapper Cardi B, as divas pop Dua Lipa e Lady Gaga e Childish Gambino

As mulheres e o rap foram os grandes vitoriosos do Grammy 2019, cuja cerimônia de premiação ocorreu na noite deste domingo, 10, em Los Angeles. O álbum Golden Hour, da cantora de música country Kacey Musgraves, foi considerado o melhor do ano, enquanto a britânica Dua Lipa foi escolhida como revelação. A canção This is America, de Childish Gambino (identidade que o ator, roteirista e rapper Donald Glover utiliza no mercado musical), foi escolhida como a melhor do ano.

Gambino foi o grande vencedor da noite, com quatro prêmios: além de melhor canção, This is America também foi premiada como gravação do ano, melhor vídeo e melhor performance de rap cantado.

O rapper canadense Drake venceu na categoria melhor canção rap, com God’s Plan, e surpreendeu a plateia ao dizer que conquistar prêmios não é importante. “Você já venceu se você tem pessoas que cantam suas canções palavra por palavra, se você é um herói na sua cidade natal”, disse Drake. “Você não precisa disso aqui. Eu juro. Você já venceu.”

Kacey Musgraves ganha o Álbum do Ano por “Golden Hour” Kacey Musgraves ganha o Álbum do Ano por “Golden Hour”

A cantora americana Cardi B fez história ao ter seu álbum Invasion of Privacy escolhido como o melhor na categoria rap – foi a primeira vez que uma mulher conquista tal feito.

A cerimônia começou com um grupo de mulheres que incluía a ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama e a cantora Lady Gaga descrevendo o papel da música em suas vidas, em uma espécie de compensação pela ausência de vozes femininas na edição 2018 do Grammy. “A música sempre me ajudou a contar a minha história”, disse Obama. “(A música) permite que nos ouçamos uns aos outros.”

O domínio das mulheres também se fez presente na distribuição dos prêmios: Lady Gaga, Brandi Carlile e Kacey Musgraves venceram três categorias cada uma.

Lady Gaga, que triunfou neste domingo com o dueto com Bradley Cooper em Shallow, do filme Nasce Uma Estrela, agora soma nove Grammys na carreira. A canção ainda está concorrendo ao Oscar.

Cardi B recebe o prêmio de Melhor Álbum de Rap por “Invasion of Privacy”, ao lado de seu marido, Offset Cardi B recebe o prêmio de Melhor Álbum de Rap por “Invasion of Privacy”, ao lado de seu marido, Offset

Cinco das oito categorias que escolheram álbuns do ano foram vencidas por mulheres, incluindo Carlile, com By the Way, I Forgive You; Janelle Monae, com Dirty Computer; Cardi B, com Invasion of Privacy; e H.E.R., com o álbum de mesmo nome. “Acho que nós evoluímos este ano”, disse Dua Lipa, ao receber o prêmio de revelação.

Diana Ross, que está prestes a completar 75 anos, foi ovacionada ao interpretar duas músicas. A cantora de música country Dolly Parton, de 73 anos, foi homenageada durante a cerimônia.

Fonte: https://exame.abril.com.br/entretenimento/as-mulheres-e-o-rap-sao-os-grandes-vitoriosos-do-grammy-2019/