Novo livro de Maria Valéria Rezende é resultado de 30 anos de pesquisa

Escritora radicada na Paraíba lança ‘Carta à Rainha Louca’ nesta quinta-feira (11)

Escritora Valéria Rezende é uma das fundadores do Mulherio das Letras.
Novo livro de Maria Valéria Rezende é resultado de 30 anos de pesquisa
Novo livro de Maria Valéria Rezende vai ser lançado em São Paulo (Foto: Adriano Franco/Divulgação)

‘Carta à Rainha Louca’ é o título do novo livro de Maria Valéria Rezende, que vai ser lançado nesta quinta-feira (11) em São Paulo. A obra da escritora radicada na Paraíba é resultado  em 30 anos de pesquisa. O romance é escrito na forma de uma hipotética carta à rainha Maria I, de Portugal, em que a narradora é a protagonista dos fatos.

Maria Valéria fez uma ampla pesquisa sobre a história da vida religiosa feminina no Brasil Colônia e das mulheres em geral no período. A narrativa é inspirada por fragmentos dos autos de um processo incompleto – encontrado pela escritora no Arquivo Ultramarino de Lisboa, em 1982 – contra uma mulher acusada de fundar um convento clandestino, na região das Minas Novas (MG), sem ordem da Coroa. Na carta, a mulher tenta reaver sua liberdade e expor a situação dolorosa das mulheres sem fortuna no Brasil colonial.

“Havia apenas duas cartas-relatórios dos visitadores mandados pelo Arcebispo da Bahia para investigar a questão, uma favorável e outra contra a mulher, e uma carta de próprio punho da acusada, defendendo-se em um texto, a meu ver, cheio de ironia e audácia”, conta a escritora. “Eu não soube o que lhe aconteceu depois. Minha imaginação voltava sempre a ela, a atribuir-lhe uma biografia e um possível desfecho, estimulada por um sentimento de solidariedade e do dever de dar-lhe voz”, diz. “Inventei a sua biografia, ao longo de 30 anos, e continuei a ler e pesquisar as mulheres na Igreja, e especialmente as freiras, já pelo simples interesse pessoal no assunto e mais tarde como parte da minha dissertação de mestrado.”

“Quando me tornei escritora de ficção, de repente me dei conta de que o modo de dar voz àquela mulher esquecida era escrever um romance. Assim, facilmente sua biografia e personalidade que eu tinha estado imaginando meio inconscientemente todos esses anos me apareceu quase pronta”, explica Maria Valéria.

Novo livro de Maria Valéria Rezende é resultado de 30 anos de pesquisa
Capa do livro ‘Carta à Rainha Louca’ (Foto: Reprodução)

A história é situada em pelo menos três contextos diferentes: as Minas Gerais, a Bahia e Olinda, cujos conventos a autora visitou e examinou canto por canto para poder se sentir presa nesses locais, cerca de 250 anos atrás.

A escritora se auto impôs outro desafio: escrever em uma linguagem plausível no Brasil do século 18 e legível no século 21, o que implicou em um longo trabalho de pesquisa de vocabulário e de construção da linguagem. Para isso, releu escritores dos séculos 17, como os sermões do Padre Antônio Vieira em folhetos originais – primeiras edições, que, por acaso, ela tem encadernados em pergaminho – e do próprio século 18. “Outra provocação foi dar voz a uma mulher do século 18, com minha cabeça feminista dos séculos 20 e 21, sem soar falsa”, pontua.

A finalização de ‘Carta à Rainha Louca’ foi contemplada pelo edital Rumos Itaú Cultural 2015-2016. O lançamento da obra, que sai pelo selo Alfaguara, acontece na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Na ocasião vai acontecer um bate-papo com a autora, a escritora Paula Fábrio e o jornalista Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2015-2016

Lançamento de ‘Carta à rainha Louca’

De Maria Valéria Rezende

Dia 11 de abril às 19h

Com bate-papo com as escritoras Maria Valéria Rezende e Paula Fábrio e Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, seguida de sessão de autógrafos

Duração da conversa: 90 minutos

Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

170 lugares

Entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes na recepção)

R. da Consolação, 94 – República