Filme paraibano ‘Estrangeiro’ é premiado em festival de cinema na Inglaterra

Longa conquistou dois prêmios no Festival de Cinema Independente de Swindon.

Estrangeiro (Foto: Divulgação)
Filme paraibano 'Estrangeiro' é premiado em festival de cinema na Inglaterra
Cecilia Retamoza vive Elisabete, protagonista de ‘Estrangeiro’ (Foto: Divulgação)

O longa paraibano ‘Estrangeiro’ conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Cinema Independente de Swindon, na Inglaterra. A premiação aconteceu na quinta-feira (18).

Lançado em 2018, ‘Estrangeiro’ foi escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy. O filme é uma viagem sensorial e poética nas memórias de Elisabete (Cecilia Retamoza), uma jovem mulher que viveu sua infância na paradisíaca praia de Tabatinga, litoral sul da Paraíba. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandonou seu lar e, desde então, nunca mais permaneceu em um só lugar. Aos trinta anos, ela retorna à sua antiga casa, e inicia uma viagem interna dentro de suas memórias.

Filme paraibano 'Estrangeiro' é premiado em festival de cinema na Inglaterra
Isabelle Cardoso e Fedor Tot, da equipe de pós-produção, recebem os prêmios em Swindon (Foto: Divulgação)

O prêmio de fotografia em Swindon é o quarto recebido por ‘Estrangeiro’ em festivais. Os reconhecimentos anteriores vieram do Festival de Cinema de Pedra Azul, no Espírito Santo; do Festival de Cinema de Guayaquil, no Equador; e no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, dentro da mostra competitiva Sob o Céu Nordestino para longa-metragens paraibanos.

Mais recentemente, “Estrangeiro” também foi selecionado para o Salão Internacional da Luz, um festival que há 10 anos dedica-se aos estudos da luz e da sombra no cinema com a exibição de filmes, oficinas, workshops e palestras com diretores de fotografia renomados. O festival acontecerá de 07 à 12 de Maio em Bogotá, na Colômbia.

https://www.youtube.com/watch?v=N_7Pq7fRNUE