Ex-regente da OSPB, Marcos Arakaki lança na PB livro sobre história da música clássica

Lançamento acontece no campus da UFPB em João Pessoa.

Ex-regente da OSPB, Marcos Arakaki lança na PB livro sobre história da música clássica
Arakaki foi regente da Sinfônica da Paraíba entre 2007 e 2011 (Foto: Divulgação)

O maestro Marcos Arakaki, ex-regente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, lança nesta sexta-feira (27) em João Pessoa o livro ‘A História da Música Clássica Através da Linha do Tempo’. O lançamento acontece na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), antes de uma apresentação da Orquestra Sinfônica da instituição.

Atualmente regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Marcos Arakaki foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba entre os anos 2007 a 2011. No estado, ele também foi maestro da Orquestra Sinfônica da UFPB entre os anos 2013 e 2015. Arakaki vai voltar a viver na Paraíba muito em breve, pois foi aprovado para o cargo de professor visitante do Departamento de Música da UFPB, aguardado apenas contratação.

‘A História da Música Clássica Através da Linha do Tempo’ é uma publicação diferenciada e ricamente ilustrada. Produzido em formato sanfonado, se for todo aberto o livro tem mais de 11 metros de comprimento .

Como o nome destaca, o livro é construído como uma grande linha do tempo, com txtos breves, objetivos e informativos, contando a história da música desde a antiguidade até os dias de hoje, recuperando os principais acontecimentos históricos de cada período. Na parte de cima da página estão as informações sobre a história da música; na parte de baixo, os principais episódios históricos e culturais.

O livro mostra, por exemplo, as relações entre a reforma protestante e a obras de Bach; ou então que o nascimento da ópera, no século XVI, se aproxima da era da escrita de grandes epopeias; e também que música era feita na época em que Leonardo Da Vinci pintava a Monalisa.

Sempre senti falta de um livro que contasse a história da música clássica de forma linear, simplificada e objetiva, possibilitando ao leitor a compreensão de sua evolução”, diz Arakaki. O livro traz indicações para audições de trechos e de obras fundamentais selecionados pelo maestro e disponíveis no YouTube.

A publicação é independente, produzida com recursos do próprio maestro, e teve uma tiragem inicial de mil exemplares. O livro contou com o apoio do maestro Isaac Karabtchevsky e dos compositores Edino Krieger e João Guilherme Ripper (Presidente da Academia Brasileira de Música – ABM) .

Serviço

Lançamento de ‘A História da Música Clássica Através da Linha do Tempo ‘
Data: 27 de setembro
Horário: 19h30
Local: Sala Radegundis Feitosa – CCTA – UFPB
Valor: R$ 130,00
(o livro também pode ser adquirido de forma on-line)