Clássico da ‘Sessão da Tarde’, ‘A Lagoa Azul’ completa 40 anos em 2020

Para marcar a data, listamos uma série de curiosidades sobre o filme.

Clássico da 'Sessão da Tarde', 'A Lagoa Azul' completa 40 anos em 2020
‘A Lagoa Azul’ é estrelado por Christopher Atkins e Brooke Shields (Foto: Divulgação)

Se alguém fizer uma pesquisa perguntando qual é o filme que tem a cara da ‘Sessão da Tarde’, é possível que 10 entre 10 pessoas respondam ‘A Lagoa Azul’. Em 2020, esse clássico das tardes brasileiras está completando 40 anos, isso mesmo, você não leu errado, o filme foi lançado em junho de 1980, há quatro décadas. E para comemorar essa data, vamos mergulhar nas curiosidades que envolvem esse filme.

O filme está fazendo 40 anos, mas  a história que gerou o roteiro é muito mais mais antiga, tem mais de 100 anos . O longa, dirigido por Randal Kleiser, é baseado em um romance homônimo lançado em 1908. Um outro detalhe curioso é que se trata de um remake, pois o livro já tinha sido adaptado para o cinema em outras duas ocasiões, em 1923 e 1949.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN

‘A Lagoa Azul’ é estrelado por Christopher Atkins e Brooke Shields. O casal tinha na época da gravação do filme 18 e 14 anos, respectivamente. A pouca idade de Brooke causou polêmica por conta das cenas de nudez. No entanto, o diretor e a atriz sempre afirmaram que dublês de corpo foram usadas nestes momento. 

https://www.youtube.com/watch?v=Dwm8A9qPk1g

O filme não fez tanto sucesso com a crítica, quando foi lançado, mas foi muito bem recebido pelo público. O longa arrecadou em bilheteria um montante de 58 milhões de dólares. esse valor é  mais de 10 vezes superior ao orçamento investido na produção, que foi de 4,5 milhões de dólares.

Uma outra informação que algumas pessoas não sabem, é que ‘A Lagoa Azul’ também foi indicado aos  prêmios mais importantes do cinema . Disputou o Oscar de melhor fotografia, e Christopher Atkins concorreu ao Globo de Ouro como ator revelação. Por outro lado, Brooke Shields ganhou um prêmio por sua interpretação, mas foi o Framboesa de Ouro de Pior Atriz, naquilo que podemos chamar de Oscar às avessas.

Voltando a relação de ‘A Lagoa Azul’ com a ‘Sessão da Tarde’, a TV Globo revelou, em 2018, que o longa é de fato um dos mais exibidos na faixa vespertina. No entanto, ao contrário do que se pensa, ele não é o líder desse ranking, fica na segunda posição. O campeão é outro clássico: ‘Ghost – Do Outro Lado da Vida’.

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)