São João 2021 na Paraíba: tradição é atualizada e resiste à pandemia de Covid-19

Mesmo com distanciamento social, a festa junina é celebrada com alegria em casa.

São João 2021 na Paraíba: tradição é atualizada e resiste à pandemia de Covid-19 / Foto: Ascom Ambev
São João 2021 na Paraíba: tradição é atualizada e resiste à pandemia de Covid-19
São João 2021 na Paraíba: tradição é atualizada e resiste à pandemia de Covid-19 / Foto: Renan Zott – Ascom Ambev

Pelo segundo ano consecutivo, as festas juninas não vão acontecer no formato presencial por conta da pandemia de Covid-19, que exige medidas preventivas, a exemplo do distanciamento social. Os locais que antes reuniam milhares de pessoas ficaram vazios. O Parque do Povo em Campina Grande, espaço onde acontece o evento considerado como Maior São João do Mundo, é um deles.

Lives: como este novo formato de shows reduz prejuízos e faz São João continuar

Assim, como em outras cidades do Nordeste, a festa está acontecendo de forma virtual com a realização dos shows virtuais.

Celebrar o São João em casa passou a ser uma alternativa para aqueles que gostam de manter viva a tradição de reunir a família, dançar ao som de forró e saborear as típicas comidas de milho.

Marisete é aposentada, tem 66 anos e mora em Campina Grande. Desde 2013, ela decora a casa onde mora com elementos juninos. São bandeirolas, balões, imagens dos santos e outros símbolos que deixam o clima festivo.

“Não pode faltar bolo, canjica, pamonha e cerveja – eu gosto de tomar uma cervejinha. Também não pode faltar um milho assado, cozido, tapioca, e claro, muita animação”, falou a aposentada se referindo ao banquete junino montado por ela na véspera de São João.

Em anos anteriores ela reunia cerca de trinta pessoas para comemorar a data e também contratava um trio de forró. Neste ano, por conta da pandemia o número de pessoas foi reduzido, apenas duas filhas, o genro e a neta. O delivery de comidas tradicionais e o circuito de lives ajudaram a animar a festa em casa.

Para não perder a tradição, alguns pratos da mesa junina foram feitos pela própria Marisete. Outros, no entanto, foram pedidos pelo delivery junino da Vila Bohemia. A estrutura, montada na Estação Velha, permanece aberta de quinta a domingo, das 18h às 23h, até o dia 4 de julho.

Circuito de lives ajuda a manter a tradição viva

A família de Marisete se reuniu em torno da televisão e acompanhou algumas das lives do São João de Campina Grande transmitidas pela internet. A cantora Elba Ramalho se apresentou ao lado de Julliette.

Live de Elba Ramalho com Juliette emociona público na véspera do São João

Mahatma Vilar, filha de Marisete, sempre prestigiou os shows da cantora no Parque do Povo, mas com o cancelamento da festa na forma presencial, ela tem, desde o ano passado, acompanhado Elba por meio das lives.

“São João sem Elba não existe. Ela é filha da terra, tem que cantar aqui mesmo. Então a gente se preparou para acompanhar a live pela TV. Tudo com muita segurança e respeito ao momento da pandemia”, afirmou.

A tradição de Marisete em festejar o São João mostra que apesar da pandemia, a cultura é algo que se mantêm viva e ultrapassa os limites impostos pelo isolamento social, em uma prática de resistência e afirmação de identidade do povo nordestino.

“Para mim o São João é paz, é amor, é família. Espero que ano que vem eu possa reunir todos os meus familiares para dançar muito forró”, concluiu.