Zé do Caixão vai ganhar remake nos EUA por produtora de Elijah Wood

SpectreVision, produtora do ator de Senhor dos Anéis, vai lançar novo longa de Zé do Caixão, conhecido no exterior como Coffin Joe.

Foto: Divulgação

O icônico personagem Zé do Caixão, criado pelo cineasta brasileiro José Mojica Marins, vai retornar ao cinema em remakes em inglês e em espanhol. Nesta quinta-feira (14), a produtora SpectreVision, fundada pelo ator Elijah Wood, o Frodo, de “Senhor dos Anéis”, e pelos diretores Daniel Noah e Josh C. Waller, anunciou que já trabalha em um longa com Coffin Joe, nome que o personagem recebeu no cinema americano.

Conforme o site Screen Daily, a empresa britânica One Eyed Films, que detém os direitos do personagem de Mojica, confirmou que assinou o contrato com a SpectreVision. Além do filme americano, também vai sair um longa em espanhol, produzido no México, e que tem roteiro assinado por Adrian Garcia Bogliano e Lex Ortega, que também vai dirigir o filme. 

Segundo a One Eyed Films, a SpectreVision vai oferecer uma “versão mais popular, acessível e atualizada, fiel ao que os fãs de Zé do Caixão já conhecem, mas apresentando o personagem para um público novo e mais amplo”.

“Zé do Caixão é um personagem icônico e indelével que merece ser reimaginado para nossa cultura contemporânea. Nós estamos buscando criar um novo estilo que capture a arte sombria desta singular criação de Marins e traga para o nosso mundo moderno”, disse Daniel Noah ao site.

Segundo Betina Goldman, diretora-gerente da One Eyed Films, faz sentido criar novas histórias de Zé do Caixão tanto nos Estados Unidos, uma vez que o personagem cativou toda uma geração de fãs de filmes de horror desde a década de 1970, quando ganhou o nome Coffin Joe; e no México, já que as analogias culturais podem ser extraídas do cenário original do personagem no Brasil, mas criando uma nova abordagem. 

Zé do Caixão vai ganhar remake nos EUA por produtora de Elijah Wood
José Mojica Marins criou e interpretou Zé do Caixão

Relançamento dos originais de Zé do Caixão

Além dos dois novos filmes, a One Eyed Films também assinou um contrato de distribuição no Reino Unido para lançar versões restauradas do catálogo de Zé do Caixão junto à Arrow Films. 

“Estes filmes representam uma parte importante não só para a história do cinema brasileiro, mas para toda a história do cinema de gênero em geral”, disse Kevin Lambert, chefe de catálogo da Arrow Films ao Screen Daily. 

Zé do Caixão foi lançado em “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, de 1964, e foi interpretado pelo próprio Marins. Ele também apareceu em outros nove filmes e três séries de televisão, assim como em canções, videoclipes e histórias em quadrinhos. 

Desde o lançamento de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), quando o personagem foi interpretado pelo próprio Marins, Zé do Caixão já apareceu em mais nove filmes e três séries de televisão, bem como em canções, videoclipes e histórias em quadrinhos.

José Mojica Marins morreu em fevereiro de 2020, aos 83 anos. Ao longo da vida, dirigiu 43 filmes e atuou em 64. Além do gênero terror, gênero pelo qual foi mundialmente conhecido, ele também trabalhou com filmes de faroeste, drama, aventura e até filmes pornográficos. 

Zé do Caixão, um agente funerário sádico que vestia uma cartola e tinha unhas longas e a vontade de ser pai de uma criança perfeita, foi o seu personagem mais famoso.