PBTur prevê alta de 10% no fluxo de turistas no verão

Estimativa é de ocupação dos hotéis em torno de 95% entre o mês de janeiro e o Carnaval (que em 2012 irá acontecer no dia 21 de fevereiro).

A estação do sol já chegou e, a partir do mês de janeiro, com as férias escolares, o fluxo de turistas nas praias paraibanas deverá aumentar. Com estimativa de ocupação dos hotéis em torno de 95% entre o mês de janeiro e o Carnaval (que em 2012 irá acontecer no dia 21 de fevereiro), a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) espera um aumento de cerca de 10% no fluxo de turistas no Litoral paraibano até o final de fevereiro na comparação com o mesmo período deste ano.

Segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, todo o trade turístico já está se preparando para o período de férias que deverá ser iniciado logo após o Réveillon. “Durante o ano inteiro, a PBTur cuidou da divulgação do destino Paraíba e fizemos um trabalho com vistas a lotar a cidade. Agora, nossa expectativa está muito positiva e esperamos um índice de crescimento de 10% no verão 2012 em comparação com o verão 2011”, comentou.

Conforme Ruth Avelino, enquanto que neste ano a média de ocupação dos hotéis em janeiro e fevereiro chegou a 83%, em 2012 a previsão é chegar a 95% de ocupação. “Em alguns períodos, poderemos ter picos de 100% de ocupação”, acredita.

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Paraíba (ABIH-PB), Tadeu Pinto, comentou que é no final de semana que deverá acontecer a maior movimentação de turistas na cidade. “Nos finais de semana deveremos chegar a 100% de ocupação em vários estabelecimentos. Na média geral, acredito que iremos conseguir uma ocupação de 90% a 95%. No período do verão, naturalmente temos o fluxo aumentado. Nosso problema atualmente são os períodos de baixa estação”, afirmou.

Os destinos mais procurados deverão ser a Orla de João Pessoa, Cabedelo e as praias da Costa do Conde, tanto pelas belezas das praias, quanto por serem municípios que oferecem as maiores estruturas hoteleiras do Litoral. Somente João Pessoa possui cerca de nove mil leitos de hospedagem e o Conde, com a segunda maior rede hoteleira do Estado, possui 2.800 leitos
Para receber melhor os turistas, a presidente da PBTur diz que está em contato constante com as prefeituras para incentivar a revitalização de pontos turísticos e cuidados com a limpeza e iluminação públicas.

Em João Pessoa, somente neste ano, foram abertos oito novos meios de hospedagem que acrescentaram cerca de 600 novos leitos no ramo hoteleiro. Segundo o secretário municipal de Turismo, Francisco Linhares, os órgãos públicos já realizaram fiscalizações integradas nos meios de hospedagem para garantir uma boa prestação de serviço aos turistas. “Além disso, já tivemos reuniões gerais com vários órgãos da Prefeitura e do governo do Estado para traçar o incremento de alguns serviços na Orla durante o verão, já que o maior fluxo de turistas é nesta área da cidade”, comentou.

Entre os serviços que deverão ter uma atenção especial, estão a limpeza urbana, o controle e fiscalização de trânsito, a segurança e a análise de balneabilidade das praias, responsabilidade do Estado.

No município do Conde, a lotação dos hotéis já é comemorada. Segundo o secretário de Turismo do município, Saulo Barroso, o aumento na quantidade de leitos ficou em torno de 20% neste ano, com cerca de 400 a mais. “Todos os nossos hotéis já estão com lotação de 100% desde o Réveillon até o Carnaval, Além da ocupação dos hotéis também temos muitas pessoas que vês de outros lugares da Paraíba ou de outros Estados e alugam casas”, disse.