Fluxo define ponto de vendas

Na hora de abrir um negócio vários critérios devem ser analisados. Veja como escolher um bom local para seu empreendimento.

A escolha do lugar para instalar um novo empreendimento é essencial para ser bem sucedido. Estar próximo dos clientes e oferecer uma boa estrutura são os ingredientes necessários da fórmula para concretizar vendas ou prestar serviços. Os critérios para a escolha da área de atuação são variados. Eles vão desde o perfil do consumidor aos concorrentes que estão na praça. Mas os especialistas asseguram: oferecer comodidade ao cliente é o maior objetivo.

Na segunda reportagem da série especial “Negócio Certo”, o JORNAL DA PARAÍBA auxilia os empreendedores a ponderar as condições básicas na escolha do ponto de venda para abertura de negócio. Especialistas e empresários detalham quais os critérios utilizados na análise da localização, além de histórias de sucesso na opção de onde estabelecer as raízes da empresa e como colher os melhores frutos.

A definição do ponto de venda começa com o levantamento de informações feitas no plano de negócios, tema da primeira reportagem da série. O professor Walmir Rufino, do curso de administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), considera o planejamento como determinante para definição do local da empresa. “O estudo anterior é fundamental e o principal erro de quem começa um negócio é não ter as informações necessárias para tomar qualquer decisão”, destaca o professor.

Entre os critérios de coleta e análise de informações para o “perímetro de atuação” de uma empresa estão o perfil de consumidor escolhido para o negócio, o acesso dos clientes ao ponto de venda. Completa a lista, a estrutura disponível para recebê-los, a quantidade e o tipo de concorrentes e, sobretudo, o fluxo destes clientes.

Uma grande movimentação de consumidores circulando na região em que se deseja empreender não sacramenta a melhor alternativa. O consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Martinho Montenegro, esclarece que a facilidade de acesso ao cliente em potencial da empresa deve ser o principal atributo da praça. “Os consumidores não devem apenas passar pela empresa, mas ter acesso efetivo ao produto e concretizar a negociação”, destacou.

A comodidade necessária aos clientes varia de acordo com seu perfil econômico e padrão de consumo. O empresário deve se questionar sobre como garantir o acesso aos seus clientes. As principais perguntas a serem feitas são: Qual a faixa de renda do seu cliente? Quais as rotas ele utiliza no seu dia a dia? Ele chegará a pé, de ônibus, de moto ou de carro? Ele terá onde estacionar seu veículo?