Redução sem efeito ao consumidor

Consumidor não sentirá no bolso consequências da redução da Selic. Efeitos nos juros das operações de crédito será pequeno. 

A redução da taxa básica de juros terá um efeito pequeno nos juros das operações de crédito para consumidores e empresas, segundo análise da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Segundo a associação, este fato ocorre uma vez que existe uma diferença "muito grande entre a taxa Selic e as taxas de juros cobradas aos consumidores que na média da pessoa física atingem 108,87% ao ano provocando uma variação de mais de 1.000% entre as duas pontas".

De acordo com as simulações feitas pela Anefac, a taxa média das operações para os consumidores, atualmente em 6,33% ao mês, deve cair apenas 0,06 p.p. (para 6,27%) com o corte anunciado.

NÃO É MAIS CAMPEÃO
O Brasil perdeu o título de campeão de juros reais (taxa que desconta a inflação) do mundo, posição que ocupava desde janeiro de 2010. Agora, a Rússia está na primeira posição do ranking com juros reais de 4,2%, enquanto a taxa no Brasil é de 3,4%. Os dados são de um ranking elaborado pela corretora Cruzeiro do Sul, com 40 das maiores economias do planeta. Da taxa básica, foi descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses. "A Rússia não passou para o primeiro lugar, foi o Brasil que apresentou um desempenho melhor. A explicação para isso é que o nosso país vive um processo consistente de queda da taxa básica, a Selic. Essa é uma mudança considerável", diz Jason Vieira.