Paraíba é a segunda maior exportadora de calçados do Brasil

Empresas paraibanas pretendem elevar lucros em 10% após participar de feira internacional em São Paulo, nesta semana.

A Paraíba, que atualmente é a segunda maior exportadora de calçados do país, com 12,8 milhões de pares até maio deste ano, será representada por 16 micro e pequenos empresários do ramo calçadista na 44ª Feira Internacional da Moda de Calçados e Acessórios (Francal), em São Paulo. O evento acontece desta terça-feira (26) até a próxima sexta-feira (29) e deverá ser lucrativo para o grupo, que pretende elevar em 10% o valor em negócios em relação à edição de 2011 – que somou R$ 1,1 milhão.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba, Eduardo Souto, que está na capital paulista, afirma que há expectativa de bons negócios. “Desde 2000, o Estado vem investindo no setor de calçados. Temos polos em Campina Grande, em Patos, e a chegada de empresas como a Alpargatas também impulsionou o mercado”, disse.

Os empreendedores ficarão em um estande coletivo do Sebrae com área de 180 m². Segundo a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) dos Calçados do Sebrae na Paraíba, Éricka Vasconcelos, os empresários paraibanos vão ao evento exclusivamente vender seus produtos. “O grupo se reúne há 12 anos para realizar esta viagem que é muito lucrativa para todos”, comentou a gestora.

O proprietário da Kitok, José Carlos Lima Sales, que vai participar pela primeira vez do evento, espera encontrar novos representantes. “Decidi ir à Francal depois que participei do Gira Calçados em Campina Grande pela primeira vez e vi que este tipo de evento nos ajuda a abrir novos mercados”.

Além do Sebrae, o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) , apoia a presença do grupo de empresários paraibanos na capital paulista.