Governo pensa em reduzir PIS e Cofins no etanol

Redução de impostos visa estimular produção; aumento da mistura de etanol na gasolina também deverá ser anunciado.

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, disse ontem que estuda reduzir a incidência de impostos como PIS e Cofins no etanol, para estimular a produção, assim como o governo vem fazendo em outros setores.
Ele disse que "em breve, no momento certo", o governo irá anunciar também o aumento da mistura do etanol na gasolina dos atuais 20% para 25%.

Sem precisar quando seriam feitos os anúncios, Almeida confirmou que o ministério pensa em tomar medidas que incentivem a produção -que vem registrando sucessivas quedas- em função de fatores como clima, safra mais fraca, concorrência com o preço do açúcar e da gasolina.

A alta do açúcar no mercado internacional desviou parte da produção da cana de açúcar e a estabilidade no preço da gasolina, controlado pelo governo, afastou o consumidor do etanol, que não tem preço competitivo no mercado na maioria dos estados.

Ele disse, porém, que a desoneração não resolveria o problema da competitividade com a gasolina -"apenas daria mais fôlego para a indústria", disse.