Mercado de franquias está em expansão

Diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising projeta crescimento de 17% de franquias na Paraíba este ano, taxa acima do país (15%).

O mercado de franquias na Paraíba deverá crescer até 17% em 2012, conforme projeção do diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo. “Embora o Estado não tenha ainda uma participação expressiva no setor, vem mostrando que tem bastante potencial e superará o índice previsto para o crescimento no país [15%]”, comenta. Ao todo, existem 781 unidades franqueadas instaladas no mercado paraibano, mas apenas 11 redes são franqueadoras.

Segundo o diretor da ABF, as franquias oferecem uma taxa de mortalidade inferior a 1%, além de beneficiar o empreendedor com orientação completa, por isto vem ganhando espaço na preferência do empreendedor nordestino. A chegada das empresas à região motivou a segunda edição da ABF Franchising Expo Nordeste, que foi encerrada ontem, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A expectativa da organização é de receber 18 mil visitantes e movimentar R$ 23 milhões ao longo dos quatro dias. De acordo com a ABF, 524 empresas de 20 setores distintos, representando 100 marcas, planejam entrar no mercado nordestino, com a previsão de 2.620 novos empregos diretos. “O Nordeste é, desde o ano passado, o segundo mercado de franquias no país, ficando atrás apenas do Sudeste”, afirmou o diretor.

Segundo Ricardo Camargo, os setores de alimentação, beleza e saúde, mobiliário e vestuário/calçados são aqueles que chegam com mais frequência à Região. Um exemplo é a franquia City Shoes, que participa pela primeira vez do evento. A marca carioca surgiu em 1996, possui 90 lojas em todo país e espera fechar dez novos negócios depois da feira, o que representará um aumento de 15% em seu faturamento.

Para o diretor de expansão e novos negócios da City Shoes, Patrick Wellisch, a marca vê um grande potencial para negócios no Norte e Nordeste do Brasil. “Isto em virtude do crescimento das regiões, com o aumento da formalização dos empregos e a melhoria de renda da população”, explicou.

Segundo Patrick Wellisch, a segunda edição da ABF Expo Franchinsing Nordeste 2012 foi “super positiva. Ela superou nossas expectativas. Muitas clientes e pessoas que já conhecem a marca nos procuraram para saber sobre a franquia City Shoes.

Saldo final foi 90 cadastros e bons contatos. Acredito que de lá sairá bons negócios”, diz Patrick Wellisch, Diretor de Expansão e Novos Negócios da City Shoes, que tem duas lojas na Paraíba (Campina Grande e Patos) e pretende abrir mais três unidades até abril 2013. A franquia garantiu que pelo menos uma delas será em João Pessoa.