Hotelaria de Campina Grande fecha as portas diante da pandemia do novo coronavírus

Ao menos 15 hotéis da região suspenderam todas as atividades pela falta de público.

Hotelaria de Campina Grande fecha as portas diante da pandemia do novo coronavírus
Foto: Rizemberg Felipe

O segmento de hotelaria de Campina Grande já sente os impactos da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, os 15 hotéis instalados na região suspenderam todas as atividades pela falta de público e pela proibição da realização de eventos, decretada pelo Governo do Estado como uma das medidas que visam combater infecções pelo novo coronavírus na Paraíba.

De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande, Divaildo Júnior, a atividade econômica dos hotéis de Campina Grande sofreu uma redução de cerca de 95%. Como consequência, além de suspender as atividades para não ter gastos com a manutenção dos locais, vários estabelecimentos do segmento também começaram a demitir funcionários por falta de recursos.

Ainda segundo Divaildo Júnior, desde o fim do Carnaval da Paz, quando grande parte da rede hoteleira de Campina Grande é ocupada por turistas que vêm prestigiar os eventos religiosos, os empresários da área notaram uma baixa na procura que normalmente permanece aquecida até os meses de junho e julho, quando acontece tradicionalmente o Maior São João do Mundo. A festa em 2020 deve acontecer entre os meses de outubro e novembro por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Após o Carnaval houve uma queda na procura por pacotes de viagens futuras, incluindo o São João e os eventos relacionados a Semana Santa. Com a proibição dos eventos a atividade paralisou na sua totalidade, e o que não parou, tende a parar nos próximos dias.”, comentou Divaildo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, reitera que mais de 60 grandes eventos que aconteceriam em hotéis da cidade pelo próximos dois meses foram cancelados gradualmente. Um deles, o ‘Gira Calçados’, movimentaria cerca de R$ 50 mil reais na economia local. Outros 17 eventos, que aconteceriam em períodos diferentes no mesmo local e receberiam milhares de turistas, também precisaram ser cancelados por conta da pandemia.

A secretária ainda lembra que, apesar de ser ‘sustentado’ por um fluxo de representantes comerciais que precisam se hospedar nos hotéis durante a semana, vários estabelecimentos da cidade já haviam fechado pacotes para hospedagem reserva de turistas que chegariam no período junino. No entanto, devido ao adiamento das festas de São João, os estabelecimentos precisaram renegociar as reservas e apostam no retorno econômico prometido para outubro, quando o São João será realizado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande estima que todos os hotéis de Campina Grande seguirão fechados até o fim da pandemia de Covid-19 no Brasil. Ao menos 10 estabelecimentos de outros segmentos de hospedagem, como pousadas e motéis, também estão funcionando em frequência menor durante este período.

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*