Paraíba registra abertura de 8,8 mil novos pequenos negócios no primeiro semestre de 2020

Números do Simples Nacional, divulgados pelo Sebrae-PB, mostram aumento de 5% na modalidade de negócio.

Maioria dos trabalhadores de pequenos negócios usa internet para vendas. Foto: Divulgação

Paraíba registra abertura de 8,8 mil novos pequenos negócios no primeiro semestre de 2020

A Paraíba registrou a abertura de mais de 8 mil pequenos negócios no primeiro semestre de 2020, segundo dados do Simples Nacional, coletados pelo Sebrae Paraíba. Os números, divulgados nesta terça-feira (7), correspondem a um aumento de 5% na quantidade desse modelo de empreendimento, e revelam uma expansão dos micro empreendedores no estado, apesar da pandemia da Covid-19.

Os dados indicam que 8.893 novos negócios foram abertos nos últimos seis meses, fazendo com que a quantidade de pequenas empresas optantes do Simples Nacional passasse de 176,8 mil para 185,7 mil.

Considerando apenas a categoria dos microempreendedores individuais (MEIs), os números são ainda maiores, indicando um aumento de 8,4%. A porcentagem demonstra que os números passaram de 130,1 mil para 141 mil, entre os dias 31 de dezembro de 2019 e 30 de junho de 2020, na Paraíba.

Apesar do crescimento na quantidade de pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional, e de microempreendedores individuais, a Paraíba registrou uma redução de 4,4% no número de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Em dezembro de 2019 o estado contava com 46,7 mil, e no final de junho, com 44,6 mil microempresas e empresas de pequeno porte.

Germana Espínola, analista do Sebrae Paraíba, acredita que os números refletem as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho paraibano.

“Muitas pessoas perderam seus empregos e acharam que era hora de investir no próprio negócio, então muitos pegaram seus recursos, como o seguro-desemprego, e começaram a pensar em que atividade colocar”, afirmou.