Taxa Selic: entenda como ela afeta a sua vida financeira

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, um valor referencial para a fixação dos juros cobrados por instituições financeiras.

Foto: Divulgação.

Você já deve ter ouvido falar em Taxa Selic algumas vezes. E que ela impacta a sua vida diretamente. Mas você sabe o que significa Taxa Selic e que tipo de influência ela tem no dia a dia?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. Isso significa que ela é um valor referencial para a fixação dos juros cobrados por instituições financeiras. O valor real não é exatamente o mesmo do fixado pelo Banco Central, podendo ser maior ou menor.

O Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Trata-se de uma plataforma do Banco Central onde são realizadas as operações de compra e venda de títulos públicos federais.

A oferta desses títulos é como se o Estado estivesse pegando empréstimo com investidores (que podem ser pessoas físicas, empresas ou bancos) para pagar as suas dívidas. A média dos juros cobrados do governo pelo dinheiro que lhe foi emprestado corresponde à taxa Selic.

Quando se fala em Selic, associa-se diretamente à inflação. Isso porque, segundo o Banco Central, a Selic é a principal ferramenta de controle da inflação.

Ela interfere diretamente na tomada de empréstimo ou de uso do crédito. Se o juro está alto, fica mais caro pegar dinheiro emprestado e, logo, pressiona-se para uma redução do consumo. Havendo a diminuição da demanda pela aquisição de bens e serviços, a tendência é que a inflação caia ou entre em estagnação.

Na prática, além de influenciar a taxa de juros em operações de crédito, a taxa Selic também influencia o desempenho de diversos investimentos financeiros e índices inflacionários. Em alguns tipos de investimento, o rendimento das aplicações está relacionado à Selic, então os investidores conseguem retornos maiores quando essa taxa alcança patamares mais altos.

Como a taxa Selic afeta a sua vida?

A Selic afeta a vida das pessoas de diferentes maneiras. Em momentos de alta da taxa, os juros tendem a ser maiores, o que tende a reduzir os pedidos de crédito no país. O oposto também acontece: com a Selic mais baixa, o custo para pedir crédito também diminui e mais pessoas começam a fazer pedidos no mercado.

Para quem investe, alguns tipos de investimento estão atrelados à Selic, ou seja, rendem mais quando o indicador está mais alto.

Atualmente, a taxa Seli está em 11,75%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano – alta de um ponto percentual. Esse foi o nono aumento consecutivo na taxa. Com o novo aumento, a taxa Selic alcançou o maior nível desde abril de 2017, quando estava em 12,25% ao ano. Ou seja, o maior nível em quase cinco anos.

A taxa básica de juros da economia brasileira também influencia na inflação. Geralmente, quanto maior for a Selic, menor tende a ser o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerada a inflação oficial do país).