Rebanho bovino da Paraíba cresce 13% nos últimos cinco anos, diz Sebrae

Pesquisa revela que o Sertão do Estado é a região que concentra a maior quantidade deste rebanho.

Rebanho bovino cresce 13,1% na PB e Sertão é a região com maior concentração de animais Foto: Divulgação/Sebrae

Nos últimos cinco anos o rebanho bovino da Paraíba apresentou um crescimento de 13,1%, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento revela ainda que o Sertão do Estado é a região que concentra a maior quantidade deste rebanho, são 545.339 mil animais, o que representa o percentual de 45,9% de toda criação desse segmento existente em território paraibano.

De acordo com a pesquisa, divulgada no Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba, as cidades do Sertão da Paraíba que possuem essa concentração de rebanho são: Pombal, Sousa e Paulista. O crescimento considera o ano de 2016, época que o território paraibano tinha o quantitativo de 1.187.981 animais, comparado ao ano de 2020, quando esse mesmo número somou a existência de 1.344.094.  

O gerente regional do Sebrae da Paraíba, Lúcio Wolmer, informou que de todo o rebanho bovino criado no Estado, 20,7% são de vacas para ordenha, que são responsáveis pela produção de leite. A atividade está inserida na região como parte da própria cultura e representa também rendimentos para as famílias.  

Rebanho bovino cresce apesar da estiagem

Lúcio disse ainda que os números indicam uma realidade de recuperação do rebanho após o período de quase uma década de estiagem. 

“Percebemos que ultrapassamos a triste realidade de uma seca que durava quase dez anos, onde os nossos rebanhos foram dizimados. De alguma forma, essa tragédia funcionou como uma propulsora na seletividade natural de pessoas que realmente tinham interesse em permanecer na agropecuária, como também, investir em tecnologia com mais produtividade e menos custos produtivos”, disse. 

Nas demais regiões, o Agreste apresenta o total de 384.460 cabeças, enquanto a Borborema tem 256.208 e, a Mata Paraibana, 158.096.