Semana da Mulher

Vivo e Wayra promovem ações de inclusão e diversidade de gênero no mercado de trabalho.

Em sua jornada pela diversidade, a Vivo promove, de 08 a 12 de março, ações de incentivo às mulheres no mercado de trabalho.

Um dos temas que a empresa irá debater é a chamada Síndrome da Impostora, caracterizada, principalmente, pelo perfeccionismo e autodepreciação, que muitas vezes impedem as mulheres de acreditarem no seu potencial.

A síndrome impacta cerca de 70% das pessoas, em grande parte, mulheres em ambientes tipicamente masculinos. A iniciativa envolve painéis internos sobre “Protagonismo, Carreira e a Síndrome da Impostora”.

Já a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil, terá a Scale Up Women Week, uma semana especial para conexões e aprendizados entre mulheres do ecossistema de inovação incluindo um painel com executivas do setor, oportunidade para startups com fundadoras realizarem pitch para a Wayra, além de mais de 30 sessões individuais de mentoria com algumas das principais executivas líderes em startups.

Todas as iniciativas são gratuitas e estão disponíveis para cadastro até hoje no link: https://bit.ly/2ZWJru8.

“A Vivo é uma empresa inclusiva e diversa. Entendemos que o tema da diversidade de gênero precisa ser debatido com profundidade e queremos envolver também os homens nessa discussão. A Síndrome da Impostora afeta mais as mulheres devido a contextos corporativos ainda majoritariamente masculinos, que podem exigir mais das mulheres ou alimentar a crença de que elas precisam se provar além de seus pares. Vamos refletir com todos as melhores formas de contratar, desenvolver e incentivar o potencial das mulheres” revela a VP de Pessoas da Vivo, Niva Ribeiro.

No painel interno, sobre a temática “Protagonismo, Carreira e a Síndrome da Impostora”, a Diretora de Imagem e Comunicação da Empresa, Marina Daineze, sponsor do pilar Vivo Diversidade, irá debater, ao lado de altas executivas do mercado, como driblaram as barreiras e alcançaram posições de destaque em suas empresas.

“Ao debatermos a Síndrome da Impostora, queremos estimular a autoconfiança das mulheres e contribuir para que elas percebam seu potencial e sejam o que quiserem ser”, revela a executiva.

Nas ações externas, Livia Brando, country manager da Wayra Brasil, vai moderar o painel “Desafios das mulheres no ecossistema: como juntar forças e mudar o cenário atual”, com a participação de executivas do mercado de inovação: Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, Renata Mendes, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Endeavor e Lilian Natal, head de startups e comunidades no Distrito.

A conversa, com duração de uma hora no dia 08 de março, às 17h, tem o objetivo de fomentar a participação de mulheres no mercado de inovação e debater como contribuir com esse movimento.

A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus atingiu de forma praticamente indistinta, homens e mulheres que empreendem no Brasil.

Por outro lado, 2020 foi um ano recorde em investimento de venture capital e dados da Crunchbase mostram que investimentos em startups fundadas por mulheres no mundo caiu 27% em 2020. Quase um terço a menos do que 2019.

“Essa semana será um momento tanto para incentivar a presença de mais mulheres empreendedoras quanto de celebrar as fundadoras e expoentes femininas no nosso mercado, que têm feito um excelente trabalho. A Wayra quer fazer parte deste movimento e trazer cada vez mais empresas lideradas por mulheres para o portfólio e, assim, investir e oferecer a oportunidade de fazer negócios com a Vivo”, explica Livia Brando, country manager da Wayra Brasil.

Pensando nisso, além do painel, a Wayra preparou mais algumas iniciativas para a Semana da Mulher. Confira abaixo:

09 de março | 10h-12h

Pitch de fundadoras para a Wayra: seis startups inscritas serão selecionadas para participar do Pitch Day. O objetivo é oferecer um fast-track para startups com mulheres na liderança para ter a chance de integrar o portfólio da Wayra e ter a oportunidade de fazer negócios com a Vivo e outras empresas do mercado.

De 09 a 12 de março
Mentorias individuais gratuitas para fundadoras ou mulheres em cargos C-level de startups brasileiras, em qualquer estágio, que se cadastrarem. São mais de dez mentoras e mais de 30 slots com um time de mulheres do ecossistema de inovação.

A Fundação Telefônica Vivo, braço social da Vivo, também irá promover a reflexão sobre Diversidade nesse período, com matérias e posts sobre a temática no site e redes sociais.

Além disso, a 42 SP, metodologia disruptiva de ensino presente em São Paulo, primeira unidade da América Latina, em parceria com a Fundação, também tem colocado seus esforços em incluir mulheres no ecossistema da programação.

Com cerca de 170 alunos no país, conta com 25% de mulheres e tem buscado incluir ainda mais o público feminino neste universo.

Diversidade de Gênero

Em 2018, a empresa lançou o Programa Vivo Diversidade, com os pilares Gênero, Raça, LGBT+ e Pessoas com Deficiência, e mais recentemente um programa para 50+, mantendo uma cultura inclusiva que busca dar oportunidades, formação e condições de trabalho para todos.

Além de incluir a meta de diversidade de gênero no pool de bônus de seus executivos, a Vivo mantém programas de mentoria e aceleração de carreira para mulheres, além de um programa que fomenta a presença de mulheres em áreas técnicas.

A marca integra a Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Atualmente, a Vivo possui 25% de mulheres em seu Conselho de Administração e 30% em cargos de liderança.