Executivos passam a ter bônus atrelados a indicadores ESG

Medida tem o objetivo de reforçar a importância do cumprimento dos compromissos sociais, ambientais e de governança.

Executivos de grandes empresas estão passando a ter seus bônus e remunerações variáveis atrelados a indicadores ligados a ações de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Isso significa que CEOs, diretores e detentores de outros cargos elegíveis aos programas de remuneração variável passam a ter maior responsabilidade no cumprimento dos compromissos sociais e ambientais assumidos pelas empresas que dirigem.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo e que opera os restaurantes da rede na América Latina e no Caribe, anunciou que, a partir de 2021, a política de remuneração variável de seus executivos também incluirá indicadores ESG (Environmental, Social & Governance).

Esta é a primeira companhia do setor na região a adotar a medida, que tem o objetivo de reforçar a importância do tema internamente e compartilhar a responsabilidade pelo cumprimento dos compromissos sociais e ambientais estabelecidos.

“Um dos nossos propósitos é contribuir com as comunidades onde operamos. E como líderes na região, temos a responsabilidade de ser um agente de mudança da sociedade latino-americana, por meio de nossa Receita do Futuro”, afirma Woods Staton, Chairman Executivo da Arcos Dorados.

Ele também destaca que “apesar de apenas 30% das empresas do setor de consumo discricional em todo o mundo incluírem indicadores ESG em seus programas internos de compensação, segundo pesquisas de consultorias especializadas em remuneração, estamos convictos de que este é um passo importante para garantir um impacto positivo em temas como emprego juvenil, abastecimento sustentável, reciclagem, mudança climática, e bem-estar familiar.”

“2020 foi um dos anos mais difíceis da nossa história. Felizmente, com uma postura proativa conseguimos adaptar o nosso negócio para atender às novas necessidades dos clientes e, tão importante quanto, demonstrar o quanto levamos a sério a responsabilidade de contribuir com o meio-ambiente e as comunidades onde operamos. E olhando adiante, entendemos que para cumprir com os nossos ambiciosos objetivos para posicionar a Arcos Dorados como uma das principais empresas socialmente responsáveis da América Latina precisamos da colaboração e comprometimento de todos os profissionais da companhia, independentemente de suas áreas de atuação”, explica Marcelo Rabach, CEO da Arcos Dorados.

A inclusão de metas ESG na remuneração variável de seus executivos se soma a uma série de iniciativas da empresa dentro de sua plataforma Receita do Futuro, que estabelece compromissos socioambientais em cinco pilares de atuação: emprego juvenil, abastecimento sustentável, embalagens e reciclagem, mudança climática, e bem-estar familiar.