Ricardo Botelho, presidente do Grupo Energisa, recebe prêmio Executivo de Valor

Evento on-line apontou 24 CEOs eleitos por suas habilidades de liderança e gestão em 2020.

O presidente do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, conquistou na semana passada o prêmio Executivo de Valor 2021 por sua gestão no setor elétrico. Em evento on-line realizado pelo jornal Valor Econômico, foram reconhecidos 24 gestores que se destacaram no ano passado em cinco categorias: presidente de conselho de administração, jovem liderança, ativismo social, transformação digital e startup de sucesso.

A escolha dos nomes foi feita por 14 empresas  ligadas à AESC, associação internacional que reúne as principais companhias do setor de seleção de executivos, com atuação em 74 países. Elas levaram em conta o desempenho da empresa em 2020, a capacidade de o CEO implementar uma gestão voltada para a inovação e pautada pela sustentabilidade, diversidade e inclusão, além de sua habilidade de adaptação e reputação no mercado. A lista dos eleitos inclui nomes como Alexandre Birman (Arezzo&Co), Luisa Helena Trajano (Magazine Luiza), Guilherme Benchimol (XP) e Eugênio Mattar (Localiza), dentre outros.

“É uma honra estar no ranking das lideranças mais influentes do setor, ainda mais pela atuação em um ano tão desafiador como 2020, marcado pela pandemia. É também uma grande responsabilidade representar um segmento estratégico para o desenvolvimento do país. Vamos continuar com o nosso compromisso de melhorar os serviços com foco em inovação, seguindo a macrotendência de transição energética, que trará novas formas de como geramos e consumimos eletricidade”, afirmou Ricardo Botelho, engenheiro eletrônico com sólida formação executiva, que assumiu a presidência da empresa em 2010.

Hoje, o Grupo Energisa é o maior grupo privado do setor elétrico com capital nacional e também o maior na Amazônia Legal. A companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre.

Ricardo Botelho, presidente do Grupo Energisa, recebe prêmio Executivo de Valor