No Dia da Árvore, praça em Cabedelo ganha um novo bosque

Projeto da TV Cabo Branco em parceria com a Prefeitura distribui mudas e promove arborização.

“De muda em muda, a gente muda o mundo”. É com esse mote que o projeto Paraíba Terra Verde mobiliza a população de Cabedelo com ações para plantar a semente de uma cidade mais arborizada. Durante o mês de setembro, a TV Cabo Branco, com oferecimento da São Braz e parceria da Prefeitura Municipal de Cabedelo vai distribuir mudas de plantas nativas e composto orgânico, proveniente das cascas das sementes de café utilizadas na torragem, além de arborizar algumas praças do município de Cabedelo, e a criação, inclusive, de um bosque.Esta semana, em sintonia ecológica com o Dia da Árvore, 21 de setembro, teremos a criação do Bosque da Coruja. Na rua Mar das Antilhas, a Praça da Coruja, que ganhou esse nome devido aos animais que criaram seus ninhos no local e hoje já fazem parte do dia a dia da vizinhança, receberá, a partir das 9 da manhã, nesta terça, 40 mudas nativas, entre elas o pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa, jacarandá mimoso e cupiúba.

Para a supervisora de Produtos e Soluções de Publicidade da Rede Paraíba, Juliana Miranda, o projeto acontece para coroar as ações da campanha institucional “Paraíba que Floresce e Colhe”, que norteiam o ano de 2021 na Rede Paraíba. “Somos um grupo de comunicação que valoriza a nossa cultura, raízes e belezas naturais. A semente do projeto Paraíba Terra Verde foi plantada no início deste ano, quando lançamos a nossa campanha institucional. Escolhemos o mês em que é celebrado o Dia da Árvore para, junto aos nossos parceiros , presentearmos a população de Cabedelo com essas ações tão importantes para preservação do meio ambiente, deixando a cidade mais verde, arborizada e viva.”
A primeira ação aconteceu no dia 11 deste mês, na principal de Intermares (Avenida Oceano Atlântico, nº 1754), quando mais de 400 mudas nativas foram doadas, acompanhadas de composto orgânico para facilitar seu plantio. Seguindo com o calendário do projeto, no dia 18 de setembro, uma ação na Praça Miguel Luiz, no bairro do Renascer, também em Cabedelo resultou na plantação de dez mudas nativas, como pau-brasil, ipê roxo, ipê rosa e ipê amarelo. Após o plantio, os moradores, orgulhosamente, se tornaram responsáveis pelos cuidados deste verdadeiro presente que trará beleza e verde para a praça do bairro.

Para o secretário de meio ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga, o projeto faz parte de uma série de ações voltadas à preservação das potencialidades do município, gerando conscientização da população para uma qualidade de vida melhor. “Temos uma gama de projetos que estão sendo desenvolvidos justamente para que Cabedelo se torne cada vez mais uma das melhores cidades para se morar na Paraíba, e para isso toda parceria é bem-vinda, principalmente quando visa o bem comum da comunidade, como a questão ambiental”, afirma.