Nova ortografia é tema de curso oferecido pelo Sebrae

Regras serão abordadas na produção de redações de textos empresariais, cartas comerciais e e-mails.

Da Redação
Com Assessoria do Sebrae-PB

Os brasileiros têm um novo desafio pela frente: reaprender algumas das clássicas regras da língua portuguesa. Desde o dia 1° de janeiro todos os países que falam o português passaram a adotar as mesmas normas de escrita e a princípio, o novo Acordo Ortográfico dá a impressão que vai trazer complicações para nosso dia-a-dia, principalmente com a ausência de uma série de acentos.

Pensando nessas mudanças, o Sebrae Paraíba é um dos espaços que oferecerá pequenos cursos para tratar das alterações na língua portuguesa. Entre os dias 26 e 30, das 19h às 22h, o curso de férias “Revisando a Gramática- Estudo da Reforma Ortográfica”, será ministrado pela professora universitária e facilitadora do Sebrae, Vera Lúcia Gomes.

O curso acontece no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa. Os interessados podem também solicitar a reserva de vagas pelo e-mail no endereço: treinamentojp@sebraepb.com.br e obter mais informações pelos telefones 2108-1295 e 2108-1287.

Como o trabalho da instituição é voltado para o desenvolvimento empresarial, o gestor de educação empreendedora do Sebrae, Cláudio Soares, explica que o curso terá como foco a redação de textos empresariais, obedecendo as novas regras gramaticais. “Os participantes vão ter a oportunidade de não apenas aprimorar a redação de textos oficiais, cartas comerciais, e-mail e fax, mas redigindo tudo com a mudança ortográfica”, frisou.

Segundo a professora Vera Lúcia, as novas regras definem o alfabeto oficial com 26 letras, incluindo o K, W, e Y, e acabam com os tremas e com os acentos circunflexos em palavras terminadas em êem e em oo. O Acordo Ortográfico também exclui acentos agudos nos ditongos abertos éi e ói e deixam de existir o hífen quando o segundo elemento começar com S ou R, e quando o primeiro elemento termina e o segundo começam com vogal.

Viva a língua– Como o país está em período de transição às novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as duas formas serão aceitas durante os próximos quatro anos. Com o acordo mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo passarão a adotar as novas regras e a língua portuguesa poderá se tornar um dos idiomas oficiais nas Nações Unidas, além de facilitar o intercâmbio de produtos culturais entre os países-membros da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), já que vai dispensar a tradução das obras, sejam elas de literatura ou audiovisuais.