UEPB isenta 16,6 mil candidatos da taxa de inscrição do vestibular

UEPB está oferecendo 4.642 vagas, sendo 447 a mais que no ano anterior, que foi 4.195. Os campi com aumento de vagas são: CG, JP, Patos, Guarabira e Monteiro.

Silvana Torquato
Do Jornal da Paraíba

Para o vestibular 2011 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram homologadas na sexta-feira (16) 26.692 inscrições, sendo 16.644 candidatos isentos e 9.048 pagantes. Este ano a lista de candidatos foi menor que no ano passado, quando 31.492 inscrições foram homologadas.

Para o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ivan Barros, o fortalecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi um fator decisivo para que o número de inscritos diminuísse. “Hoje, os candidatos podem fazer o Enem, e dependendo da nota, ele escolhe a universidade e o curso, às vezes sem a obrigação de se inscrever em determinado vestibular. O número de isentos também foi considerado dentro da normalidade”, enfatizou.

Na primeira quinzena de agosto, o professor Ivan Barros disse que a Comvest deverá divulgar a concorrência por curso. No dia 19 de setembro, o candidato inscrito no vestibular da UEPB já pode acessar o site da instituição (www.uepb.edu.br) e visualizar o local onde fará as provas, que acontecerão nos dias 28, 29 e 30 de novembro.  As inscrições homologadas também estão no site.

A estudante Patrícia Nelly da Silva Lima, 21 anos, que mora em Bodocongó, está fazendo o vestibular da UEPB pela segunda vez. Este ano, ela conseguiu se isentar do pagamento da taxa de inscrição de R$ 90 pelo fato de ter estudado todos os anos em escola pública. “Mais uma vez vou prestar vestibular para enfermagem, e ter conseguido a isenção foi muito favorável para mim, pois pago um curso técnico de enfermagem e não teria condições de pagar a taxa de inscrição do vestibular”, disse.

A novidade este ano e que foi avaliada como positiva pela Comvest foi o procedimento de inscrição apenas pela internet. “Esse processo via on-line facilitou em todos os aspectos, pois não tivemos tumulto em filas e os estudantes não precisaram se deslocar de suas cidades para os locais onde poderiam realizar a inscrição, muitos deles fizeram a inscrição na própria escola onde estudam”, ressaltou.

A UEPB está oferecendo 4.642 vagas, sendo 447 a mais que no ano anterior, que foi 4.195. Os campi com aumento de vagas são: Campina Grande, João Pessoa, Patos, Guarabira e Monteiro.

Além do aumento das vagas, a Comvest também inscreveu candidatos à cota de inclusão, por terem cursado as três séries do Ensino Médio em escolas públicas da Paraíba. Eles vão concorrer à metade das vagas oferecidas em todos os cursos da UEPB. O campus I, em Campina Grande, tem 2.740 vagas; Lagoa Seca (40), Guarabira (560), Catolé do Rocha (160), João Pessoa (368), Monteiro (360) e Patos (414).