Creches de Campina Grande retomam atividades presenciais nesta quinta-feira (7)

Retorno das atividades estava previsto para o dia 4 de outubro, mas por questões de logística foi adiado para esta quinta-feira (7).

Escolas de Campina Grande proíbem uso de banheiros segundo identidade de gênero/ Foto: SEDUC-CG/Divulgação

As atividades presenciais nas creches municipais de Campina Grande foram retomadas nesta quinta-feira (7). O retorno foi para as aulas de crianças de 4 meses até 5 anos de idade. Esta é a terceira etapa da retomada presencial de aulas na rede municipal de educação.

Segundo a Secretaria de Educação de Campina Grande, ao todo, são 9.479 crianças matriculadas na educação infantil. A previsão é que 50% dessas crianças retornem às creches e escolas com turmas pré-escolares. Nesta fase de retorno, as creches não funcionarão em período integral. As turmas serão divididas em dois grupos, A e B, e se revezam semanalmente.

Grupo A

Participa das atividades presenciais nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras no turno da manhã.

Grupo B

Na semana seguinte, o grupo B retorna presencialmente, mas no turno da tarde.

Protocolos de biossegurança contra a Covid-19

Estão previstas medidas a serem seguidas para momentos como entrada, acolhida, trocas de roupa, banhos, refeições e horários para as sonecas. Para as convivência, as áreas externas serão priorizadas, as salas também devem ser reorganizadas respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m das mesas e cadeiras.

Em entrevista à TV Paraíba, o secretário municipal de educação, Raymundo Asfora Neto, falou sobre o retorno das atividades nas creches de Campina Grande e sobre os protocolos de biossegurança contra a Covid-19:

“Não temos uma ocorrência sequer [de contaminação após o retorno das aulas], nós temos um comitê formado com pessoas que trabalham na saúde”, disse o secretário.

Aulas deveria ter começado na segunda-feira (4)

O início das aulas estava previsto para iniciar na segunda-feira (4), mas foi adiado. De acordo com a Secretaria de Educação de Campina Grande, o adiamento se deu por conta de questões logísticas e de segurança para as práticas educacionais.

As escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande retomaram as atividades no dia 20 de setembro, com o Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, e no dia 27, foram reiniciadas as aulas presenciais do Ensino Fundamental II – Anos Finais, tendo o retorno ocorrido dentro da logística planejada pela secretaria de educação, mesclando entre o presencial e o remoto.