Professor acredita que questão sobre a Copa do Brasil no Enem pode ser anulada

Professor de matemática diz que questão não tem resposta certa; Inep ainda não se pronunciou.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Professor de matemática afirma que uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada neste domingo (28), não tem resposta conclusiva. O gabarito oficial do Enem será divulgado até quarta-feira (1º).

De acordo com Plácido Borba, professor de matemática, a questão, que utilizava análise combinatória e probabilidade, e que utilizava a Copa do Brasil como base de contextualização, não tinha uma resposta certa.

“Essa questão muito provavelmente vai ser anulada. Os alunos que tiveram dificuldade nela podem ficar tranquilos. A questão não continha a alternativa correta e esse é o motivo do anulamento. Mesmo que se calculasse, não iria encontrar a resposta correta, dentro das alternativas disponíveis na questão”, explica Plácido.

A polêmica questão, referenciada na 157 (prova rosa), 178 (prova amarela), 138 (prova azul) e 155 (prova cinza), perguntava: “Quais as quantidades de painéis diferentes que a CBF pode montar?”. Segundo o professor, uma questão dessa natureza, sem uma resposta clara e objetiva, traz estresse e nervosismo para o candidato.

“O aluno já está nervoso, era uma questão difícil e iria passar um bom tempo resolvendo. O aluno dificilmente vai partir do princípio de que a questão vai ser anulada, e o risco que ele corre é de passar muito tempo numa questão e ir atrás de uma resposta que não vai encontrar”, diz Borba.

A alternativa mais próxima da correta seria a “e”, das cinco alternativas disponíveis, que traz no inicio 9! sobre 3! (lê-se nove fatorial sobre três fatorial), mas que, para estar correta e exata, precisaria começar com 7! sobre 2! (lê-se sete fatorial sobre dois fatorial). Desde o ano de 2009, o Enem já teve seis questões anuladas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda não se pronunciou sobre a questão.

Professor acredita que questão sobre a Copa do Brasil no Enem pode ser anulada
Questão 138 da prova azul não tem resposta certa – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na questão, a pergunta abordava uma hipotética homenagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes campeões da Copa do Brasil até o ano de 2018. Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Criciúma, Vasco, Atlético-MG e Santos foram citados na questão. Os representantes estaduais ganhariam placas na sede da entidade, de acordo com o enunciado.

A questão exclui os dois últimos campeões da Copa do Brasil, Athletico, que conquistou a copa em 2019, e Palmeiras, último campeão, na edição 2020. Na temporada 2021, a competição tem como finalistas o Atlético-MG e o Athletico, e as finais da edição vão ser disputadas nos dias 12, em Belo Horizonte, e 15 de dezembro, em Curitiba.