Clubes mudam regulamento; Campeonato Paraibano começa em fevereiro

Campeão da primeira fase, disputada em pontos corridos, garantirá uma vaga em uma final. Novo formato ainda precisa ser regularizado pelo Ministério Público.

Do Jornal da Paraíba

O Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2011 resolveu alterar, na segunda-feira (8) à noite, na sede da FPF, o regulamento da edição do próximo ano da competição, que deve começar somente em 6 de fevereiro. No novo formato, que ainda precisa ser regularizado pelo Ministério Público, o campeão de uma primeira fase, disputada em pontos corridos, garantirá uma vaga em uma final. Enquanto isso, os quatro primeiros colocados da primeira etapa disputarão em cruzamento olímpico a outra vaga.

Como o regulamento do Campeonato Paraibano foi alterado para a edição desse ano, o Estadual de 2011 só poderá ser disputado no novo formato caso todos os clubes participantes resolvam em consenso pela mudança e que essa alteração seja aprovada pelo Ministério Público através da confecção de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Isso porque o Estatuto do Torcedor determina que o regulamento de uma competição profissional só poderá ser alterado após dois anos de sua aplicação.

A proposta de uma mudança partiu do representante do Botafogo na reunião, o conselheiro Breno Morais. À princípio, ele sugeriu apenas que fossem incluídas decisões durante a competição para atrair público e gerar receita para os clubes. “Para a gente, é interessante que haja decisões para cativar o público a ir ao estádio e, também, pelo próprio glamour da decisão. No quadrangular deste ano, o jogo que mais teve público foi entre Botafogo e Treze, que disputavam o título nos pontos”, declarou.

Veja também  João Pessoa Espectros vive expectatitva para o retorno do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

O novo formato, aceito por unanimidade, foi proposto pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, que derrubou a proposta de um simples cruzamento olimpíco entre os quatro primeiros colocados, sugerida pelo presidente do Nacional, José Ivan.

“Desta forma, estamos prestigiando o clube que conseguir fazer a melhor campanha durante os 18 primeiros jogos da primeira fase. Das outras formas, ser o primeiro colocado da primeira etapa se resumia a uma pequena vantagem”, declarou Aldeone Abrantes.

Aldeone também sugeriu que o Estadual do próximo ano começasse somente em fevereiro. Com isso, de acordo com o dirigente, os clubes reduziriam um mês de folha salarial com os atletas. Isso porque, sem jogos em janeiro, as equipes poderão se preparar com bastante tempo e sem serem prejudicados pelas interrupções das festas de final de ano. A proposta foi aceita por unanimidade e o Paraibano de 2011 começará em 6 de fevereiro e terminará no final de maio.