Calculadora na mão

Apenas o Treze está garantido, e dos times que ainda brigam pela classificação, Campinense é o que apresenta situação mais tranquila.

A 1ª fase daquele que vem sendo considerado o Campeonato Paraibano mais equilibrado dos últimos anos chega à sua última rodada com apenas um time classificado, o Treze, que ainda precisa brigar pelo título do turno. Depois dele, aparecem cinco clubes que ainda brigam pelas três últimas vagas.

Na teoria, o Campinense é o time com a situação mais tranquila dentre estes que ainda brigam pela classificação. Joga em casa contra o já rebaixado Esporte e um mero empate é suficiente para lhe garantir matematicamente na próxima fase. Mas até o Nacional de Patos, que precisa vencer o CSP e torcer por uma série de resultados, também pode ficar com a vaga.

As opções são tantas que, dependendo do que acontecer nas outras partidas, o Botafogo-PB pode se classificar até mesmo com um simples empate. Ou até mesmo terminar o turno na vice-liderança. Isto se vencer o Flamengo Paraibano, o Sousa não passar de um empate contra o Treze, o Paraíba perder do Auto Esporte e o Campinense perder do Esporte de Patos (de forma que o Belo tire cinco gols de saldo, que hoje são favoráveis à Raposa).

Já o Treze, que é o líder isolado da competição, pode garantir a ponta ou mesmo despencar para terceiro lugar, dependendo do que acontecer no seu e em mais três confrontos.

Algumas combinações são mais plausíveis, é verdade, outras nem tanto. Veja as opções ao lado e escolha o time que você precisa torcer e os que você precisa secar. (Do Globoesporte.com).