Campinense pode se despedir da Série D como o maior pontuador da história do torneio

Campinense disputa “conquista” com o Aparecidense, atual líder na classificação contando todas as participações, que também está na semifinal da Série D.

Foto: Samy Oliveira / Campinense

O Campinense vai leve para a reta final da Série D do Campeonato Brasileiro. Com o acesso garantido, qualquer revés na semifinal ou até na final vai ser envolto por um tecido macio, confortável, pela conquista da vaga na Série C, tão buscada por nove temporadas. Mas no campo frio dos números, a Raposa tem algumas coisas em jogo. O time paraibano, que encara o Atlético-CE na semi, trava uma curiosa luta contra a Aparecidense, que disputa a outra semifinal diante do ABC.

A Raposa começou a Série D deste ano, sua nona participação no torneio, como o líder de pontos do torneio na história. Tinha 119 pontos. Somou mais 35 até aqui, em 2021, contando os pontos da primeira fase e do mata-mata. Agora tem 154. Mas foi ultrapassado.

Campinense pode se despedir da Série D como o maior pontuador da história do torneio
Foto: Nicolle Mendes / Aparecidense

A Aparecidense tinha 117 quando começou a jogar a Quarta Divisão deste ano e era o terceiro colocado, atrás do Campinense e do Central de Caruaru, que neste ano disputou a sua 11ª Série D, sendo o clube que mais jogou a competição. O time goiano marcou 18 pontos na fase de grupos e mais 11 no mata-mata. Passou o Campinense e assumiu o ranking de pontos da Série D, desde a sua criação, com 156 pontos. Campinense e Aparecidense disputam, neste ano, a Série D pela nona vez.

A Raposa conquistou 154 pontos em 100 partidas, enquanto que o clube de Aparecida de Goiânia tem um aproveitamento melhor, tendo conquistado seus 156 pontos em 94 jogos disputados. As duas equipes têm pelo menos mais dois confrontos no torneio. E podem até se encontrar na final. Sair da Série D com o título e como o maior pontuador da história do torneio é uma boa pedida para motivar os jogadores, que já elevaram os clubes no cenário nacional.

Confira o top-5 dos maiores pontuadores da Série D de 2009 até aqui.

  1. Aparecidense -156 pontos (9 participações)*
  2. Campinense – 154 pontos (9 participações)*
  3. Moto Club – 138 pontos (7 participações)
  4. Central de Caruaru – 134 pontos (11 participações)
  5. América-RN – 131 pontos (5 participações)

*Estão a disputar ainda a edição deste ano da Série D