Jogos das Reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão integram 80 detentas em João Pessoa

Depois de um ano sem a realização do evento, por conta da Covid-19, a competição retorna, como primeiro evento do calendário anual da Sejel em 2022.

Foto: Divulgação / Sejel

Na manhã desta quarta-feira aconteceu a abertura da 8ª edição dos Jogos das Reeducandas do Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa. É o retorno da competição, que não aconteceu em 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Os jogos marcam também a abertura do calendário 2022 dos eventos da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado. A competição tem duração de dois dias, contando com 80 participantes. O evento sempre acontece em março, em alusão ao mês da mulher.

Equipes divididas e todas as participantes uniformizadas para a cerimônia de abertura, que contou com desfile dos times, apresentação de uma banda musical, aula de dança, juramento e o acendimento da tocha simbolizando o fogo olímpico.

Cyntia Almeida, que é diretora do presídio Júlia Maranhão, falou sobre a importância dos jogos na vida das apenadas, enfatizando que o esporte é sempre o melhor caminho.

“A rotina dos Jogos das Reeducandas faz com que elas sintam-se livres, mesmo estando sob regime de pena. O período dos Jogos deixa elas motivadas, pois ajuda a fugir um pouco dessa realidade e o esporte é o melhor caminho também para quem busca saúde”, disse.

Jogos das Reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão integram 80 detentas em João Pessoa
Foto: Divulgação / Sejel

As reeducandas competirão nas modalidades futebol, vôlei, cabo da paz e queimada, além de contar com outras atividades culturais e recreativas. O evento é totalmente restrito às apenadas do presídio.