Atlético-PB se despede do Campeonato Paraibano e fecha sua pior campanha no estadual com goleada

Trovão perdeu por 7 a 0, para o Botafogo-PB. Este ano o clube sertanejo não conseguiu nenhuma vitória, somando apenas dois pontos, em dois empates, de oito jogos disputados.

Campeonato Paraibano: Atlético de Cajazeiras x Botafogo-PB

A goleada que o Atlético de Cajazeiras sofreu para o Botafogo-PB na noite da última quarta-feira, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, simbolizou e deixou claro o retrato do que foi a campanha do clube na competição. O 7 a 0 para o Botafogo-PB foi a maior derrota já sofrida pelo Trovão Azul na história do Paraibano e serviu para fechar também a pior campanha atleticana na história do estadual. O resultado deixou transparecer todo o caos vivido pela agremiação ao longo da temporada e foi evidenciado ainda mais por falas fortes dos jogadores no vestiário do Almeidão, na quarta-feira.

Resumindo a atuação catastrófica do Atlético-PB contra o Botafogo-PB, o primeiro tempo terminou com os atleticanos perdendo por 4 a 0. E, no vestiário, o clima esquentou. O atacante Sorin, em entrevista à Rádio CBN, afirmou que os ânimos estavam exaltados e que muita confusão aconteceu. Já o atacante Ronda lamentou, afirmando que alguns colegas de time estavam fazendo coisas erradas, mas não explicou que coisas erradas seriam essas. O time voltou para o segundo tempo, e o placar aumentou, se transformando na maior goleada do campeonato até aqui e na pior derrota sofrida pelo clube na elite estadual. Um verdadeiro caos.

Campanha do Atlético-PB:

08 jogos
00 vitória
02 empates
06 derrotas
8,33% de aproveitamento
02 gols marcados
15 gols sofridos

Jogos do Trovão Azul:

Atlético-PB 0 x 1 Botafogo-PB (no Perpetão)
Atlético-PB 0 x 1 Auto Esporte-PB (no Perpetão)
São Paulo Crystal 2 x 1 Atlético-PB (no Carneirão)
Atético-PB 0 x 2 Sousa (no Perpetão)
Sousa 0 x 0 Atlético-PB (no Marizão)
Atlético-PB 1 x 1 São Paulo Crystal (no Perpetão)
Auto Esporte-PB 1 x 0 Atlético-PB (no Almeidão)
Botafogo-PB 7 x 0 Atlético-PB (no Almeidão)

Botafogo-PB Atlético-PB
Atlético-PB se despediu do Campeonato Paraibano com uma derrota por 7 a 0 | Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

No fim do jogo, o goleiro Gabriel concedeu entrevista, no intuito de prestar contas ao torcedor do clube sertanejo.

“Quero aqui prestar contas a todo o torcedor atleticano. Estive aqui há dois anos, numa fase em que o clube jogava o campeonato brasileiro. Hoje, na dificuldade, me pus à disposição para ajudar o clube. Larguei minha família, vim para cá ajudar o Atlético-PB, mas nem tudo acontece da forma que a gente quer. Gostaria de pedir ao torcedor que não deixe acabar essa instituição que é tão grandiosa no estado da Paraíba. Metade dessa molecada que jogou hoje aqui no Almeidão é de Cajazeiras e sabe do peso dessa camisa”, disse.

Quando a pré-temporada do Trovão foi iniciada, nos primeiros dias do mês de janeiro, o torcedor jamais imaginaria algo como se deu na sequência. Rebaixamento para a 2ª divisão de 2023, uma campanha onde não há o que exaltar, e uma despedida da divisão de elite de forma trágica.

O Trovão entrou no Paraibano com o sonho de voltar às grandes campanhas, algo que nem é uma realidade tão distante, já que disputou uma semifinal de estadual há três anos e, há apenas dois anos, jogava a Série D do Campeonato Brasileiro.

Acontece que, quando a bola rolou, o que se viu dentro de campo foi uma sucessão de derrotas — três delas dentro de casa —, tentativas de mudança no meio do caminho — tanto no elenco, quanto na comissão técnica — e uma situação irreversível, com um rebaixamento que veio na penúltima rodada da primeira fase.

Sousa empata em 0 a 0 com Atlético-PB. Foto: Jefferson Emmanoel / Sousa EC
Na campanha do Trovão tem seis derrotas e dois empates, com apenas dois gols marcados | Foto: Jefferson Emmanoel / Sousa EC

Em oito partidas, foram dois empates e seis derrotas, marcando a pior campanha do Atlético de Cajazeiros no estadual, em toda sua história. Pela primeira vez, o time não venceu uma única partida dentro do Perpetão numa edição do Campeonato Paraibano.

Foram apenas dois pontos conquistados, em dois empates, com São Paulo Crystal e Sousa. O time teve o pior ataque do campeonato, com apenas dois gols marcados. Sofreu 15 gols, finalizando com um saldo negativo de 13 gols.

Esses números deixam claro que foi um ano para ser esquecido, onde foi aberta uma ferida que precisa ser estancada, até cicatrizar. Agora o Atlético de Cajazeiras terá que se reinventar e recomeçar, desta vez na 2ª divisão, em 2023.