Sousa mantém posicionamento do Nacional de Patos e aceita terceiro lugar no Paraibano sem realização de partida

Canário do Sertão encaminhou um ofício à FPF-PB, onde comunicou o não interesse em disputar a partida. O Dino, por sua vez, concordou com o posicionamento do clube.

Foto: Max Oliveira / Jornal da Paraíba

Sousa e Nacional de Patos se posicionaram em relação a disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Paraibano Pixbet 2022. Dinossauro e Canário do Sertão tiveram a mesma opinião: não há necessidade do jogo. Na manhã desta quarta-feira, o Naça emitiu um documento à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) afirmando que não tem interesse na realização da partida. O time da cidade sorriso, por sua vez, através do presidente Aldeone Abrantes, disse que o clube mantém o mesmo raciocínio do time de Patos. A FPF-PB, por sua vez, ainda não se pronunciou.

A disputa pela medalha de bronze no Campeonato Paraibano não teria qualquer valor para Sousa e Nacional de Patos que não fosse simbólico. Com a final já definida entre Botafogo-PB e Campinense, ambas as equipes paraibanas que estão na Série C de 2022, as vagas para times do estado na Série D de 2023 também já estavam definidas, justamente para o Dinossauro e o Canário do Sertão.

Nós acompanhamos o raciocínio do Nacional de Patos. Até porque, nós já somos o terceiro colocado no cômputo geral do Campeonato Paraibano, disse Aldeone Abrantes, presidente do Sousa.

Na primeira fase da competição, Sousa e Nacional de Patos estiveram em grupos distintos. No A, o Dinossauro conquistou 17 pontos em oito partidas. Já na chave B, o Canário do Sertão ganhou 13 pontos de 24 disputados. Ambos passaram em segundo lugar em suas respectivas chaves. Na repescagem, os dois times também venceram os seus oponentes e se classificaram para as semifinais: Sousa 1 x 0 Treze, e Nacional de Patos 4 x 0 São Paulo Crystal. Na semifinal, o Nacional de Patos conquistou três pontos de seis disputados, enquanto o Sousa ficou com apenas um.

Quanto a uma vaga na próxima edição da pré-Copa do Nordeste, que já tem vagas garantidas para Botafogo-PB e Campinense, o confronto entre Sousa e Nacional de Patos também não teria valor para essa competição. Isso porque o Treze, por estar melhor colocado no ranking da CBF em relação ao Dinossauro e Canário, está melhor cotado para herdar uma vaga paraibana. Isso, claro, se o torneio tiver com o regimento igual ao da última temporada.