UEPB lança livro que conta a história de Pretinha, ex-atleta paraibana

Lançamento será feito na noite desta quinta, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande.

Foto: Divulgação / UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove o lançamento, às 19h desta quinta-feira, do livro “Pretinha: Memórias da Corredora de Rua Ednalva Laureano”. A obra foi publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). O local do evento será no Museu de Arte Popular da Paraíba, no Centro de Campina Grande. A entrada é gratuita.  O livro foi escrito por Rafael Costa, concluinte do curso de jornalismo.

A obra sobre Pretinha traz toda a trajetória da ex-atleta paraibana, que durante os anos de 2006 e 2007, foi a mulher mais rápida do Brasil. As 232 páginas, impressa em cores, conta com fotografias e reportagens. Em uma das histórias, descrevem a luta dela para superar as dores das contusões para tentar alcançar o índice para as Olimpíadas de Pequim, que aconteceram na China, no ano de 2008.

A publicação do livro sobre Pretinha será feita às 19h desta quinta-feira. Foto: Divulgação / UEPB
A publicação do livro sobre Pretinha será feita às 19h desta quinta-feira. Foto: Divulgação / UEPB

O livro-reportagem é o primeiro publicado por Rafael Costa. O prefácio ficou por conta de Leonardo Alves, jornalista esportivo com trajetória em Campina Grande.

“Pretinha: memórias da corredora Ednalva Laureano” é um livro que faz justiça à maior referência do atletismo paraibano. É um resgate com estilo narrativo de histórias que estão arquivadas nos meios de comunicação, guardadas nas memórias de jornalistas que acompanharam a trajetória da atleta e de treinadores que trabalharam com ela, disse Leonardo.