Paraibano Sub-20 começa com Botafogo-PB em campo, mas com quatro partidas adiadas em virtude das chuvas

Principal competição de base do estado terá o Belo enfrentando o São Paulo Crystal. No entanto, o Grupo Sertão em especial teve todos os jogos adiados em virtude das chuvas.

O Confiança-PB foi o campeão do Paraibano Sub-19 em 2021.— Foto: Divulgação / FPF-PB

O Campeonato Paraibano Sub-20 terá o seu pontapé inicial a partir deste sábado. Quatro jogos movimentam a abertura do torneio, com confrontos pelos grupos Litoral, Brejo e Agreste. O destaque será a partida entre São Paulo Crystal e Botafogo-PB. Por outro lado, outros quatro duelos foram adiados, em especial todo o Grupo Sertão, em virtude das chuvas. Detalhe especial para o Grupo Agreste, já que o regulamento classificará as quatro melhores equipes de cada grupo e esta chave, tendo justamente quatro times, já carimbou vaga de todos eles na próxima fase..

Neste ano, as quatro melhores equipes de cada chave se classificam para cada fase. Como este em especial tem quatro clubes, todos já garantiram passaporte para o próximo estágio da competição. Diferentemente de 2021 que foi Paraibano Sub-19, o torneio em 2022 será Sub-20, tendo em vista que a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) decidiu por mudar levemente a faixa etária da principal competição de categorias de base de todo o estado.

A primeira rodada do Campeonato Paraibano Sub-20 começará com quatros partidas. O principal confronto da rodada será entre São Paulo Crystal e Botafogo-PB, do Grupo Brejo às 15h deste domingo, no Tomazão. Já no Grupo Litoral, Spartax e Femar duelam neste sábado, às 14h, também no Tomazão. Enquanto CSP e Serrano-PB se enfrentam no domingo, às 15h, na Vila Olímpica Parahyba. Por fim, no Grupo Agreste, o confronto será entre Perilima e Picuiense, no Vovozão, às 15h.

Os demais jogos, Sousa x Esporte de Patos, Atlético de Cajazeiras x Nacional de Patos, Desportiva Guarabira x Confiança-PB e Santos-PB x Auto Esporte-PB foram adiados em razão das chuvas.

Em 2019, o Confiança-PB foi campeão após derrotar a Perilima — Foto: Ramon Smith / Perilima
Em 2019, o Confiança-PB foi campeão após derrotar a Perilima — Foto: Ramon Smith / Perilima

O Campeonato Paraibano Sub-20 de 2022 conta com 20 clubes divididos em quatro grupos, sendo seis no Litoral, quatro no Agreste, cinco no Brejo e cinco no Sertão. Na primeira fase da competição, os integrantes de cada grupo duelam entre si em partidas apenas de ida. No fim, os quatro melhores colocados de cada chave avançam para a segunda fase. O Grupo Agreste, único com quatro times, já tem o passaporte garantido de todos os clubes, apenas esperando decidir os melhores posicionados.

O campeão do Paraibano Sub-20 garante vaga na Copa do Nordeste Sub-20 deste ano e na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil Sub-20 de 2023.

Em 2021, o título da competição ficou com o Confiança-PB após derrotar a Perilima na finalíssima.

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

Grupo Litoral:
Spartax x Femar (sábado – 14h – Tomazão)
CSP x Serrano-PB (domingo – 15h – Vila Olímpica)
Santos-PB x Auto Esporte-PB (adiado)

Grupo Brejo:
São Paulo Crystal x Botafogo-PB (domingo – 15h – Tomazão)
Desportivo Guarabira x Confiança-PB (adiado)

Grupo Agreste:
Perilima x Picuiense (sábado – 15h – Vovozão)

Grupo Sertão:
Sousa x Esporte de Patos (adiado)
Atlético-PB x Nacional de Patos (adiado)