Entre Linhas

Esporte de Patos comemora 69 anos de fundação; time já teve o craque Garrincha vestindo a camisa alvirrubra

Aniversariante é o maior campeão da Segunda Divisão paraibana com quatro títulos (2005, 2013, 2015 e 2018).

Por Raniery Soares

Primeiro clube de futebol profissional do Sertão paraibano, o Esporte Clube de Patos comemora 69 anos de fundação nesta quarta-feira (7). Maior campeão da Segunda Divisão paraibana com quatro títulos (2005, 2013, 2015 e 2018), o clube coleciona fatos interessantes nestas quase sete décadas de história. Uma delas aconteceu no dia 7 de setembro de 1973, quando o craque Garrincha vestiu a camisa do Patinho Terror do Sertão.

 

Garrincha (c), ao lado de Menininho (esq.) e Marcone (Foto: Acervo/Esporte de Patos)

 

A ocasião era um jogo festivo, provocado por uma ‘turnê’ que o craque bicampeão mundial pela Seleção Brasileira estava fazendo pelo interior do Brasil. O duelo foi contra o Botafogo de Cajazeiras, no Estádio José Cavalcanti, inaugurado quase dez anos antes, palco da rivalidade entre Esporte e Nacional de Patos.

Dentre os nomes que jogaram junto com Garrincha pelo Esporte de Patos estão Toinho e o goleiro Menininho, considerados ídolos do time patoense pela torcida.

 

Elenco do Esporte de Patos que venceu o Botafogo de Cajazeiras, no Estádio José Cavalcanti (Foto: Acervo/Esporte de Patos)

 

O alvirrubro sertanejo tenta voltar aos tempos de glória no futebol paraibano. O primeiro passo em 2021 será as disputas do Campeonato Estadual sub-19, programado para começar no próximo dia 31 de julho. Segundo o presidente do clube, Dário Leitão, o time está treinando e realizando jogos-treino com equipes amadoras da região de Patos.

O segundo passo na atual temporada será a participação do clube na Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, ainda sem data confirmada para o início da competição. O responsável pela formação do time é um nome bem conhecido da torcida: o técnico Marcos Nascimento.